Por Compro Ouro BH Publicado em: 03/set/2019

Muito cobiçado ao longo da história por homens e mulheres, o ouro puro já foi utilizado como moeda de troca nos primórdios da civilização. Nos dias de hoje, as ligas do nobre metal movimentam o poderoso mercado de luxo e são consideradas parte essencial da construção de diversos tipos de joias.

barras de ouro puro

A seguir, descubra 5 curiosidades sobre o ouro puro e a sua empregabilidade tanto na joalheria quanto em vários setores da indústria. Boa leitura!

1. O ouro puro e ouro 24 k são a mesma coisa

Também conhecido como nativo, o ouro é encontrado livremente na natureza em formato de pepita. Mas esse metal encontrado na natureza não é puro. O metal é considerado 100% ouro quando é denominado 24 quilates. Portanto, o ouro puro é obtido após o beneficiamento do ouro nativo!

2. O ouro e as ligas utilizadas na confecção de joias

O ouro puro é um metal extremamente maleável. Para definir a sua quantidade em uma liga usa-se a nomenclatura “quilates”, representada pela letra K. Por exemplo, se a joia apresenta 18 K, significa que ela contém 18 partes de ouro e 6 de outros metais, tais como cobre, zinco, prata ou paládio.

O recurso é utilizado para que a joia ganhe mais resistência. Existem pessoas que acreditam que, por ser mais valioso, o ouro 24 K pode ser usado na fabricação de joias. Contudo, o recomendado é confeccioná-las com ouro 18 K, pois ele apresenta 75% de ouro puro para 25% de liga metálica, conferindo menor vulnerabilidade ao metal.

3. O ouro 24 k pode ser utilizado em procedimentos estéticos

Há um tratamento facial feito à base de ouro 24 K que diminui as manchas da pele, atenua as linhas de expressão, além de conferir mais lumiosidade ao rosto. Logo, a máscara fabricada com o nobre metal já conquistou celebridades internacionais, como Paris Hilton e a badalada Bella Hadid.

4. O ouro é negociado na bolsa de valores

Diariamente, a Bolsa de Valores de Nova York dita a cotação do ouro em “Onças Troy” — uma onça equivale a 31,1 gramas. Assim, basta dividir a cotação diária por 31,1 e multiplicar pelo preço do dólar para obter a cotação do ouro fino aqui no Brasil.

5. O ouro 24 k apresenta propriedades químicas exclusivas

O melhor condutor elétrico do mundo é a prata, cujo valor é de aproximadamente 108%. Já o cobre apresenta 100% de capacidade condutora enquanto o ouro é representado por 70%. Isso significa que o ouro perde para o cobre e a prata em condutividade elétrica, seja no mesmo volume ou massa.

Entretanto, no caso de conexões elétricas em que a corrente deve passar de uma superfície para outra, o ouro leva vantagens sobre os demais metais, porque a sua oxidação ao ar livre é muito baixa, resultando em uma elevada durabilidade na manutenção de qualquer contato elétrico.

Como pôde notar, o ouro puro é muito mais do que um belo metal. Desde lastro para moedas antigas até a empregabilidade no setor estético, ele apresenta diversas utilidades. Contudo, é no ramo da joalheria que mais se destaca, pois a resplandecência do nobre metal encanta e seduz já no primeiro olhar!

Gostou deste post? Aproveite para entender mais sobre a purificação do ouro no post que a Compro Ouro BH preparou para você, e tire suas dúvidas sobre o assunto!


Por Compro Ouro BH Publicado em: 03/set/2019

Receba nossas dicas