Por Compro Ouro BH Publicado em: 15/jul/2019

Ao adquirirem joias de ouro, muitas pessoas podem se confundir a respeito dos quilates que elas ostentam. Afinal, quilates, ligas e teor de ouro são termos comumente usados na joalheria para classificar a nobreza e a quantidade de ouro encontrada em uma peça.

Mas para que o consumidor final entenda melhor as classificações, preparei este post que vai esclarecer melhor as dúvidas acerca do assunto. Se você ficou interessado, continue a leitura e saiba mais!

O que significam ligas de ouro?

A palavra ouro nos remete ao tom dourado e ao brilho fascinante que irradia dele! No entanto, não é apenas na cor amarela que o metal pode ser encontrado, uma vez que ligas compostas por outros elementos são responsáveis por alterar a cor do ouro.

ligas de ouro, teor de ouro, quilates

As ligas têm a função de aumentar a resistência e a dureza de uma joia, já que o ouro puro é muito maleável, não podendo ser usado na fabricação de acessórios preciosos. Então, confira como são definidas as cores que compõem o nobre metal:

  • ouro amarelo — 75% ouro + 12,5% prata + 12,5% cobre;
  • ouro rosa — 75% ouro + 22,25% cobre +12,75% prata;
  • ouro branco — 75% ouro + 25% paládio;
  • ouro negro — ouro 18k + fina camada de corante negro misturado ao banho de ródio;
  • ouro verde — 75% ouro + 25% prata + rubídio.

Hoje em dia, há novos experimentos sendo feitos com ligas de ouro azul e roxo, a fim de aumentar a gama de cores utilizadas na joalheria mundial!

Qual é a definição de teor de ouro?

O ouro encontrado na natureza não está 100% puro. Ele precisa passar por um processo de beneficiamento para atingir 100% de pureza. O teor é o termo usado para determinar quão puro é o Ouro. O nobre metal é chamado de puro ou fino, quando possui 100% de teor de ouro. O Ouro com teor 750 por exemplo, possui 75% de Ouro puro e 25% de outras ligas. O teor pode ser indicado por porcentagem ou por quilate, sendo que o ouro puro possui 24K. A seguir explicaremos um pouco mais sobre os quilates do ouro.

O que são quilates de ouro?

Como disse anteriormente, os quilates é uma forma de indicação da pureza do ouro.

Neste caso, o Ouro 1000% puro é representado pela sigla 24k. Desta forma, outras ligas de Ouro serão representadas pela quantidade de quilates de ouro puro que ela possui.

Por exemplo, uma joia feita com 16 partes de ouro e 8 de outro metal é classificada como ouro 16K (quilates). O ouro 18K por exemplo, que é o padrão de liga usado aqui no Brasil, possui 18 partes de ouro puro e 6 parte de outras ligas metálicas; Isso seria o mesmo que dizer que temos 750% de Ouro Puro acrescidos de 250% de outras ligas. Acompanhe a tabela e entenda melhor:

  • 24 quilates — ouro puro ou 999,99;
  • 22 quilates — 91,6% ouro ou 916;
  • 20 quilates — 83,3% ouro ou 833;
  • 18 quilates — 75% ouro ou 750;
  • 16 quilates — 66,6% ouro ou 666;
  • 14 quilates — 58,3% ouro ou 583;
  • 12 quilates — 50% ouro ou 500.

Existem outras classificações numéricas correspondentes ao quilate do ouro. Porém, as descritas acima são as mais comerciais.

Como calcular a cotação do ouro?

O preço do ouro é obtido por meio de uma cotação semelhante ao que acontece com moedas estrangeiras, como o dólar e o euro. O grama varia de acordo com o valor do metal na Bolsa de Valores de Nova Iorque (EUA), que é calculado em dólares por onça (31,1 gramas). Desse modo, para saber o preço em reais, é só dividir o valor atribuído a uma onça de ouro por 31,1 para sabermos qual o custo da grama do ouro e depois multiplicarmos pelo valor da moeda americana. Viu como é fácil.

Ao entender quais são os significados de ligas de ouro, teor de ouro e quilates, você aprendeu que o teor é medido por porcentagem de ouro puro, também classificado por quilate.

Desse modo, o ato de comprar ou vender ouro torna-se mais fácil e seguro, uma vez que você já conhece os termos usados em joalherias e lojas do ramo. Então, esteja preparado para comercializar o ouro com toda propriedade e segurança!

Você sabe como aumentar o teor de ouro? Então, descubra no artigo que está disponível no site da Compro Ouro BH.


Por Compro Ouro BH Publicado em: 15/jul/2019

Receba nossas dicas