Quais são as aplicações do ouro? Confira 4 pouco conhecidas!

As possíveis aplicações do ouro fogem da mera utilização no mercado de joias. Com esse importante material dá para investir em ideias curiosas, que vão da utilização em eletrônicos até a comida, medicina e preservação do meio ambiente.

Por isso, que tal conhecer as 4 mais curiosas aplicações do ouro? Além disso, você vai entender ao longo do artigo quais são as características que fazem com que esse metal nobre seja tão especial.

Gostou da ideia? Continue a leitura do conteúdo e aprenda também por que vale a pena investir na compra de ouro!

1. Na gastronomia

O ouro é um elemento químico maleável em estado puro que se destaca por apresentar resistência à corrosão e boa condutividade elétrica. Por causa dessas características, é ampla a sua utilização no mercado.

Sanduiche de Ouro

SANDUÍCHE COM OURO

Na gastronomia, por exemplo, ele é utilizado em pó na decoração de doces, bolos e outros pratos. O ingrediente aparece como cobertura do sorvete mais caro do mundo, que vem de Dubai e custa 820 dólares. A iguaria, chamada de Black Diamond, leva raspas de trufas negras italianas e baunilha de Madagascar.

Outra delícia é o donut de champanhe e cobertura de ouro. A invenção, é claro, vem dos Estados Unidos, país que deu origem à famosa rosquinha. Na época em que foi lançada, a receita custava 100 dólares.

2. Na medicina

Em relação às suas aplicações terapêuticas e medicinais, o ouro pode atuar tanto na área da nanotecnologia quanto na realização de pesquisas que lidam com o combate ao HIV ou com o tratamento do autismo.

O metal também pode ser utilizado em cirurgias. Uma aplicação é em malhas finas inseridas no corpo humano para reparar vasos. É usado, também, na confecção de blocos dentários e em terapias para malária, câncer e reumatismo.

3. Na eletrônica

Você sabia que o ouro pode ser encontrado em celulares para fazer revestimento? A quantidade é pequena, cerca de 0,03 gramas, o que custa mais ou menos 1 dólar. Ele também está presente em placas de computadores, televisões, câmeras e aparelhos mp3.

Vale lembrar também que, embora mais caro do que outros materiais, o elemento é muitas vezes utilizado porque é sinônimo de durabilidade e confiabilidade.

4. Na preservação do meio ambiente

No caso do meio ambiente, o ouro pode ajudar a converter dióxido de carbono em água quando utilizado na indústria automotiva como catalisador. Assim, contribui para a produção de energia limpa.

O elemento também atua na dissipação de calor, por isso é excelente para compor o motor de carros de corrida, a exemplo do Mc Laren F1, automóvel do início da década de 90.

Viu só como são muitas as aplicações do ouro que são, além de criativas, bastante funcionais? Além de todas essas possibilidades, o elemento se destaca pela oportunidade de se tornar um ótimo investimento, já que, mesmo em crises financeiras, o preço do metal costuma ficar em alta.

Gostou das informações sobre aplicações do ouro? Aproveite, então, para compartilhar este material em suas redes sociais e dividir as dicas com os amigos!