Coronavírus (COVID-19) Entenda mais sobre essa ameaça.

Coronavirus – Entenda mais sobre o assunto

Não é segredo para ninguém que a COMPRO OURO BH sempre se preocupou com as pessoas.

NOVO CORONAVÍRUS COVID-19

Somos envolvidos com cada cliente que já esteve conosco, com nossos parceiros comerciais que durante anos nos acompanham em nossa caminhada, e claro, os nossos queridos familiares que são nosso porto seguro.

Essa admiração pelas pessoas nos motivou a sair um pouco do nosso foco e pesquisar mais sobre o COVID-19 chamado de Novo Coronavírus.

Não temos pretensão de nos tornarmos especialistas e nem mesmo de ditar regras sobre o assunto, até porque o novo vírus tem causado dúvidas até mesmo em experientes pesquisadores pelo mundo.

Esperamos tão somente ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre essa pandemia mundial.

Borá lá então falar sobre o assunto do momento.

Onde surgiu o COVID-19 (novo coronavírus)

O coronavírus (CoV) não é um tipo de vírus mas sim uma família viral. Esta família é conhecida desde a década de 60 e possui diferentes vírus que tem como principal característica causar problemas respiratórios em seus hospedeiros.

Apesar da maioria dos vírus causarem problemas respiratório leves, algumas mutações do vírus podem causar problemas respiratório graves.

Em 2002 um destes vírus causaram a síndrome conhecida como “SARS”, sigla em inglês para (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

A síndrome atingiu diversos continentes mas acabou sendo contida em 2004. Desde então não existem relatos sobre novas transmissões.

Contudo, segundo pesquisas realizadas em conjunto por cientistas Americanos, Ingleses e Australianos, o novo coronavírus é uma mutação (evolução) do vírus causador da SARS.

A pesquisa, concluída em 17 de Março, descobriu que o vírus sofreu mutações e o principal, que ele não foi criado em laboratório.

Isso mesmo, algumas pessoas suspeitavam que o vírus poderia ter sido manipulado em laboratório, mas o estudo concluiu que não. Se trata de uma evolução natural.

O problema é que o novo vírus aprimorou a sua habilidade em ser transmitido e se conectar ao hospedeiro.

Desta forma, a contenção se tornou uma tarefa difícil ao tempo que a transmissão da doença se torna extremamente eficiente.

Por isso o grande plano é conter a transmissão evitando o contato entre as pessoas.

Como ele é transmitido

A transmissão do Coronavírus (COVID-19) acontece através do contato de um potencial hospedeiro com qualquer secreção que contenha o COVID-19.

Esse contato pode se dar por um beijo, um abraço ou um simples aperto de mão. Até mesmo o contato com uma superfície contaminada pode transmitir o vírus.

Por exemplo, se uma pessoa contaminada espirra sobre um teclado de computador e outra pessoa utilizar o equipamento, esta pode contrair o vírus. Por este motivo, os médicos pedem para que as pessoas evitem ter contato direto com superfícies e objetos de uso comum como maçanetas, corrimões, botões, telefones, computadores e outros objetos.

prevenção CORONAVÍRUS COVID-19

Prevenção

Ainda não existe uma vacina para o vírus. A melhor alternativa neste caso é evitar a doença através de medidas preventivas. Abaixo vamos listar algumas delas:

  1. Lave as mãos sempre que possível. Os sabonetes matam o vírus, contudo a forma de lavar as mãos deve ser observada. Lave todos os “cantos” da mão, unhas, punho e antebraço. Somente assim você garantirá uma eliminação eficiente do vírus na sua pele.
  2.  
  3. Higienize as superfícies de contato de aparelhos e objetos de uso comum. Sempre que possível limpe seu celular, volante do carro e outros objetos utilizados por mais de uma pessoa. Isso pode ser feito com toalha de papel descartável e álcool 70° líquido ou em gel.
  4.  
  5. Evite contato direto com pessoas como apertos de mãos, beijos e abraços, ainda mais se essa pessoa possuir alguns dos sintomas do COVD-19.
  6.  
  7. Sempre que possível utilize máscaras e luvas. A utilização de luvas descartáveis evita o contato com superfícies contaminadas. Mas as luvas deverão ser descartadas após cada uso. As máscaras inibem a transmissão e a recepção do vírus. É uma ótima alternativa para quem tem o hábito de levar a mão à boca.
  8.  
  9. Evite grandes aglomeração de pessoas. Pesquisadores orientam que um espirro pode atingir a distância de até 2 metros. A secreção proveniente do espirro pode contaminar, pessoas, ambientes e objetos.
  10.  
  11. Ficar em casa, em isolamento social é a melhor alternativa para evitar um surto da doença. Evite principalmente o contato com pessoas enquadradas no grupo de risco como idosos, pessoas com imunidade baixa e pessoas com histórico de doenças respiratórias como enfisema pulmonar, bronquite, asma entre outras.
  12.  
  13. Se cuide. Neste momento o nosso corpo é o melhor soldado contra o COVID-19. Mantenha a saúde metal e física em dia. Pratique atividades físicas em casa, evite beber, mantenha uma alimentação saudável, evite qualquer coisa que possa ser prejudicial à saúde.

Sintomas do novo coronavírus (COVID-19)

Os principais sintomas apresentados são:

  1. Tosse
  2. Febre
  3. Dificuldade de respirar
  4. Coriza
  5. Dor de garganta
  6. Dores no corpo (mal estar)

É importante dizer que muitas pessoas doentes não apresentam sintomas e são estas as mais perigosas, pois transmitirão a doença sem saber que o estão fazendo.

Outras apresentam sintomas leves, quase imperceptível.

Como podemos ver os sintomas são bem parecidos com os de um gripe ou infecção de garganta comum. Por isso não é recomendado ir procura atendimento caso apresente algum sintoma.

O melhor tratamento é o repouso, hidratação e alimentação saudável.

Somente pessoas com sintomas graves de insuficiência respiratória é que deverão procurar auxílio médico. O risco de contrair a doença em ambientes hospitalares é muito maior.

Medidas para conter a pandemia

O isolamento juntamente com as medidas que falamos acima é o melhor remédio.

Diversos pesquisadores tem trabalhado ao redor do mundo pesquisando uma vacina.

Outra frente de pesquisa tem lançado mão de remédios já conhecidos como forma de conter o novo coronavírus.

As pesquisas tem avançado bastante e esperamos que em breve tenhamos uma forma medicamentosa eficiente para conter esta ameaça,

A COMPRO OURO BH deseja a todos toda sorte do mundo neste momento. Sejam tolerantes e amáveis com o próximo. Conseguiremos juntos, cada um fazendo a sua parte, vencer essa ameaça silenciosa.

Um abraço a todos.

O Ministério da Saúde criou um portal exclusivo para informações sobre o CORONAVÍRUS. O link para acesso é: https://coronavirus.saude.gov.br/