Entenda qual é o impacto do cenário econômico na cotação do ouro

Em 2019, a cotação do ouro bateu vários recordes. No fim do ano, a onça do metal custava cerca de R$ 6.100,00 e servia de parâmetro para justificar análises pessimistas da economia do nosso país.

Mas como se dá a relação entre o preço do ouro e a solidez financeira de uma nação? Existe uma relação direta ou indireta entre essas duas coisas? São essas perguntas que pretendo responder com este artigo.

Leia até o fim e entenda o porquê da alta do ouro, como ela impacta a economia brasileira e o que é possível esperar do nosso cenário econômico nos próximos anos, com relação ao preço de venda desse metal precioso.

Por que o preço do ouro aumentou subitamente?

A onça é a medida do ouro utilizada para fins econômicos. Essa palavra, cuja abreviação é oz, faz parte do sistema métrico de alguns países, como por exemplo os Estados Unidos, e sua unidade equivale a mais ou menos 31,1 gramas .

Assim, o mercado brasileiro pagava, ao fim de 2019, o preço mais caro dos último seis anos por cada fração de 31,1 gramas de Ouro Puro (24K).

Mas o valor atingiu esse patamar não só por conta do valor do Ouro no mercado internacional, mas também em razão do valor do Dólar.

A valorização da moeda americana e do Ouro acabou por impulsionar o preço de mercado do metal precioso.

Como causas do aumento, foram arrolados vários fatores econômicos externos e internos:

  • a saída do Reino Unido da zona do Euro (também conhecida como Brexit, abreviação da expressão “britain exit”);
  • a intensificação dos protestos contra a influência chinesa em Hong Kong;
  • os constantes problemas políticos na Argentina e a guerra comercial do Brasil contra esse país;
  • as dificuldades econômicas pelas quais passa a Europa.

Como o preço do ouro impacta a economia?

Em cenários econômicos instáveis, os investidores, normalmente buscam investimentos com baixo potencial de desvalorização, como é o caso do ouro.

A maior procura pelo metal precioso, acaba fazendo com que seu valor de mercado suba ainda mais.

Outra vantagem do ouro é que além da segurança enquanto investimento, ele possui grande liquidez. Isso quer dizer que transformar o Ouro em dinheiro é muito simples e rápido.

Essa liquidez, somada à segurança em momentos de instabilidade comercial mundial, acabaram por alavancar e preço do metal.

Aumentos assim impactam diretamente nos mercados que dependem do Ouro como é o caso do ramo joalheiro.

Como deve ficar o preço do ouro no futuro?

Tradicionalmente, o ouro se valoriza em momentos de economia volátil. Por conseguinte, ele tende também a sofrer baixas quando as relações econômicas se estabilizam, tornando-se um ótimo investimento de curto e médio prazos.

Para quem mantém uma carteira de investimentos de longo e outra de curto prazo, o ouro é uma boa opção. Ele pode ser utilizado juntamente com ações e imóveis, porém tornando-se item mais rotativo nas compras e vendas.

Seja como for, revezes econômicos sempre vão causar a alta do ouro, ao mesmo tempo em que vão ser influenciados por ela. Se você souber dosar seus investimentos nesse momento, pode tirar proveito de situações econômicas instáveis.

Agora que você compreendeu como a cotação do ouro influencia as finanças de um país, pode querer vender esse bem, aproveitando o período de alta. Entre em contato com a Compro Ouro BH e veja como estão nossas cotações!