Confira 4 dicas de como ter desapego de bens materiais com mais facilidade

Você sabe ou já ouviu falar sobre um estilo de vida baseado no minimalismo? Em linhas gerais esse novo modo de viver a vida vem ganhando cada vez mais força e expressividade, independente da classe social das pessoas, e prega basicamente o desapego de bens materiais.

desapego de bens materiais

Ok, você até pode não se julgar uma pessoa apegada, mas pode ser que existam aqueles bens que têm algum valor afetivo, que contam alguma história da sua vida, e no que se refere a esses itens você sente mais dificuldade para se desapegar.

Pensando em ajudar você a praticar o desapego de bens materiais com mais facilidade, selecionei 4 dicas imperdíveis. Confira!

Decida dar mais valor às pessoas

Quando passamos a priorizar e valorizar mais as pessoas, os momentos e o instante presente é como se o nosso foco mudasse e nossa visão de mundo acompanhasse essa mudança.

Nesse novo contexto, os bens materiais perdem a importância, deixam de ser o principal objetivo em nossas vidas, o que faz até com que os níveis de ansiedade e estresse diminuam.

É uma maneira de ver e valorizar o que realmente tem valor e significado e que muitas vezes não pode ser comprado por nenhuma quantia. Tudo isto está parecendo muito abstrato e subjetivo para você?

Então vou dar exemplos de situações que não tem preço, e, portanto, não podem ser compradas, nem substituídas por nenhum bem material: um café da manhã na cama servido pelos seu cônjuge no dia do seu aniversário, uma surpresa feita pelos seus amigos, um pequeno mimo feito com as próprias mãos do seu filho em alguma data comemorativa etc.

Faça uma bela arrumação em casa

Já pensou em fazer uma arrumação na sua casa? Experimente abrir espaço para o novo, limpar os ambientes; os armários; as gavetas; doar as roupas que já não são mais usadas por algum motivo, assim como as coisas acumuladas e igualmente sem uso.

Guarde tudo de maneira inteligente de uma forma que você saiba como localizar o que precisa e consiga visualizar o que você tem, sem ter que fazer malabarismos.

Feito isso, usufrua da sensação de paz e aconchego por ter uma casa arrumada, organizada e com itens que realmente são indispensáveis para você e sua família.

 Evite gastar de maneira desenfreada

O consumo exagerado só serve para gerar aborrecimentos, preocupações e dívidas! Entenda que comprar, comprar e comprar não vai preencher nenhum vazio existencial e emocional que você possa sentir.

Quando investimos em autoconhecimento, controle do estresse e da ansiedade por meio de alguma prática que funcione e que se ajuste aos nossos gostos — pode ser atividade física, meditação ou até ouvir música — tudo começa a fazer mais sentido e o desejo pelas compras desaparece do mesmo modo que ele surgiu, isto é, de modo instantâneo e repentino!

Simplifique a vida em todas as esferas

O desapego de bens materiais está diretamente ligado a um estilo de vida mais simples e prático em todas as esferas. O que significa que não se trata apenas de arrumar a casa, evitar os gastos desnecessários, tentar valorizar os momentos e as pessoas que nos cercam e achar que isso é o bastante.

Na verdade, simplificar a vida é levar esse conceito minimalista para todas as áreas da vida, para todas as nossas decisões e, principalmente, para todas as nossas ações.

Pode parecer um desafio no início, mas até mesmo os estudos de psicologia positiva comprovam que a felicidade não está na quantidade de coisas que temos ou conquistamos, e sim está na qualidade das relações interpessoais que travamos, no número de amizades saudáveis que nutrimos e até na união que temos em nossa família!

Por isso, se você é daquelas pessoas que tem um monte de joias guardadas e não usa, não empresta, que tal levá-las a uma empresa séria e comprometida que vai avaliar de modo justo e imparcial suas peças? Esse pode ser o início de uma vida mais simples e mais feliz!

A Compro Ouro BH é a empresa que pode ajudar você nessa tarefa! Entre em contato conosco que teremos grande prazer em atendê-lo!