Por Compro Ouro BH Publicado em: 11/dez/2013

Conservação de joias

Conservação de joias e os produtos químicos

A conservação de joias começa com o seu uso correto. Colocá-las no momento adequado também é um cuidado. Para as mulheres, por exemplo, que em ocasiões especiais utilizam perfumes e maquiagens, é indicado fazer o uso destes produtos ou similares antes de colocar as joias, isso porque produtos químicos podem danificá-las, especialmente no caso de joias com pérolas. Quando for ao cabeleireiro, por exemplo, tire seus brincos para que eles não tenham contato com os produtos usados em banhos e tinturas. Até a escova pode danificá-los e riscá-los.

No caso da prata, o indicado tocá-la o mínimo possível, pois o óleo natural  da pele pode tirar o brilho das joias deixando-as com uma aparência opaca. Dessa forma a conservação da prata fica comprometida.

Cuidado com a água

As joias usadas em momentos apropriados têm menos chance de estragar. Se usar pulseiras e relógios, coloque-os no braço que movimenta menos. Ao fazer trabalhos manuais como cuidar do jardim, lavar louça ou roupa, praticar esportes, tomar banho e entrar na piscina ou mar (mesmo relógios à prova d’agua), tire as joias, inclusive a pérola e as gemas, que não podem ter contato com areia, bronzeadores e loções.

Solventes químicos, calor e umidade também são prejudiciais às joias. Cuidado ao usar anéis, pois as pedras preciosas e diamantes podem lascar ou quebrar se baterem contra uma superfície dura.

Checklist de conservação de joias:

  • Evite expor joias com pérolas ao sol;
  • Evite o contato com produtos químicos em geral;
  • Coloque as joias somente depois de se maquiar e passar perfumes ou loções;
  • Não lave louças, tome banho ou nade com relógios ou joias, pois além do desgaste, você pode perdê-las;
  • Remova brincos e outras joias ao ir ao cabeleireiro para evitar o contato com produtos químicos;
  • Tenha um cuidado especial com anéis com pedras para evitar que se soltem ou lasquem;
  • Tenha um cuidado especial com as joias com pérolas.

Conclusão

A ideia é evitar ao máximo a exposição das joias à produtos químicos. Tente conserva-las ao máximo, pois no caso de uma venda futura isso fará toda a diferença e irá valorizar sua joia.


Por Compro Ouro BH Publicado em: 11/dez/2013

Receba nossas dicas