Por Compro Ouro BH Publicado em: 30/dez/2019

Existem diversas pedras preciosas do Brasil que são valorizadas tanto em território nacional quanto no restante do mundo. Afinal, trata-se de um país muito rico em gemas e que há muitos anos contamos com reconhecimento pela produção de pedras de qualidade — sendo Jules Sauer o principal responsável por espalhar essa fama mundialmente.

pedras preciosas do brasil

Algumas das pedras preciosas mais desejadas no mercado mundial estão localizadas no Brasil e, por essa razão, atualmente o país é um dos maiores produtores em relação à quantidade, variedade e qualidade.

Assim, se você deseja conhecer todos os detalhes sobre as pedras preciosas do Brasil, acompanhe o post e confira!

O que são pedras preciosas?

Pedras preciosas podem ser minerais, rochas ou materiais petrificados raros que contam com importante valor. Em geral, é possível identificar uma pedra preciosa em razão de sua cor, pureza, beleza, dureza, brilho, transparência e índice de refração da luz.

Após o processo de lapidação, a pedra bruta (mineral no estado em que foi extraído da natureza) se transforma em uma gema.

As pedras preciosas se diferenciam das pedras comuns e são valiosas devido à suas características, sendo que cada gema conta com a sua própria particularidade, significados e componentes.

Quais são as principais pedras preciosas do Brasil?

Como vimos, o Brasil é um país com abundância de pedras preciosas em seu território, sendo que determinadas regiões, como Minas Gerais, contam com a maior incidência de jazidas. Veja, a seguir, quais são as principais gemas que podem ser encontradas na região!

Topázio imperial de Ouro Preto

Entre as pedras topázio, a mais famosa no Brasil é a Topázio Imperial, uma vez que é possível encontrá-la somente em uma única mina que está localizada no estado de Minas Gerais, perto da cidade de Ouro Preto.

Além de Minas Gerais, é possível encontrar o topázio imperial somente em pequenos depósitos na Rússia. Trata-se de uma pedra muito valorizada em razão de sua exclusividade e raridade.

É possível encontrar o topázio imperial em diversas cores, como rosa, laranja, amarelo, vermelho-cereja e lilás. Determinadas tonalidades são extremamente raras e, consequentemente, mais valiosas.

Alexandrita

A Alexandrita, outra pedra preciosa do Brasil muito apreciada e com grande valor, foi descoberta no município de Malacacheta, também no estado de Minas Gerais. Desde os anos 70, o Brasil é um dos maiores produtores dessa gema.

A Alexandrita é uma variedade do mineral crisoberilo e a cor é alterada de acordo com a iluminação. À luz natural, em geral, assume uma tonalidade verde-oliva. No entanto, em luz incandescente, lâmpadas de filamento ou fogo, costuma assumir a cor vermelha.

Esmeraldas

A esmeralda é uma das pedras mais conhecidas mundialmente e que gera fascínio em muitas culturas há mais de 6 mil anos. Desde a década de 80 ela tem sido encontrada com facilidade no Brasil e, por essa razão, desde esse período o país se tornou um de seus maiores fornecedores mundiais.

A esmeralda conta com cor verde e sobretons do amarelo ao azul, sendo que quanto mais transparente, com menos inclusões e de cor intensa a pedra for, mais valiosa ela é.

Agora que você já conhece as principais pedras preciosas do Brasil, é válido ressaltar que os seus valores são definidos, em geral, levando em consideração a raridade da cor da gema, sua lapidação, pureza, composição química e peso.

Se você gostou do nosso post, compartilhe o artigo em suas redes sociais e auxilie os seus amigos a conhecerem as principais pedras preciosas do Brasil!


Por Compro Ouro BH Publicado em: 30/dez/2019

Receba nossas dicas