Por Compro Ouro BH Publicado em: 25/mar/2015

Pesquisadores descobrem novo método para extração do ouro

O ouro é um dos metais mais valiosos do mundo e é utilizado principalmente na fabricação de jóias, na indústria e em circuitos eletrônicos. O problema é o método utilizado para a extração do Ouro.

Atualmente a extração do Ouro é feita com o auxílio de sais de cianeto, composto químico extremamente tóxico que gera grandes impactos ambientais e riscos à saúde humana.

Mina_Ouro

O contato com cianeto pode causar dores de cabeça, náusea, desmaio, vômito,confusão, taquicardia, dispneia e convulsões.

Acontece que Cientistas da Universidade Northwestern, nos EUA, descobriram acidentalmente que o cianeto pode ser substituído por amido de milho.

O processo envolve inúmeras e complexas reações químicas e oferece uma alternativa barata e ecologicamente correta.

A descoberta surgiu enquanto eram realizadas pesquisas sobre a construção de estruturas para armazenar gases utilizando ouro e amido. A mistura dos dois acabou resultando em uma maneira inusitada de isolar o metal de qualquer outra substância.

Agora, os pesquisadores esperam que essa nova técnica possa ser utilizada em grande escala, como uma maneira barata e não tóxica de extração de ouro.


Por Compro Ouro BH Publicado em: 25/mar/2015

Receba nossas dicas