Por Compro Ouro BH Publicado em: 20/nov/2019

Determinar e avaliar o preço do ouro branco para a venda é uma tarefa difícil para a maior parte das pessoas e, para tanto, é preciso utilizar fórmulas que, em geral, somente os avaliadores têm capacidade para utilizar.

Existem algumas maneiras para que os que não são profissionais da área entendam sobre o tema. Assim, se você deseja conhecer mais sobre o ouro branco, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes a fim de auxiliá-lo no momento em que for comprar ou vender uma joia. Veja!

QUAL O PREÇO DO OURO BRANCO

O que é o ouro branco e como ele é atingido?

Apesar de muitas pessoas não saberem, o ouro branco, da maneira em que estamos acostumados a vê-lo, não existe na natureza.

Para entender o que é ouro branco é preciso entender, inicialmente, que o ouro 18k — aquele que é o mais indicado para a confecção de joias — é, na realidade, uma liga metálica composta por 75% de ouro puro e 25% de outros metais, como prata, paládio cobre, entre outros.

Esses 25% de outros metais, além de conferirem muito mais resistência à joia, determinam, ainda, qual será a coloração do ouro. Assim, no caso do ouro branco, é preciso utilizar 75% de ouro puro e 25% de outros metais mais brancos, como o paládio e a prata.

É justamente por essa razão que, antigamente, o preço do ouro branco era considerado mais elevado do que o do ouro amarelo, uma vez que o paládio conta com valor mais alto que o ouro puro. No entanto, atualmente, é possível contar com ligas industriais para fazer com que o ouro amarelo fique branco.

Essa mistura permite até mesmo que peças de outras cores, além das joias de ouro amarelo e branco, sejam produzidas. É possível, por exemplo, criar uma peça de ouro rosado (é preciso apenas aumentar a proporção de cobre na liga metálica), já para produzir uma peça em tonalidade esverdeada é preciso acrescentar mais prata, cobre e zinco à mistura.

Banho de ródio

Além disso, é válido ressaltar que no momento em que ocorre a mistura dos metais, ou seja, quando ocorre o acréscimo de 25% de metais mais brancos, a tonalidade obtida é, na realidade, um tom de amarelo, porém mais suave e discreto. Assim, o ouro branco, em sua essência, ainda é um pouco amarelado.

Para atingir a tonalidade prateada que as joias de ouro branco têm, depois da mistura do ouro com os metais brancos para a sua criação, as peças ainda passam por um acabamento chamado banho de ródio — metal precioso e raro da mesma maneira que ouro, platina, paládio e prata, e um elemento do mesmo grupo da platina.

Dessa maneira, é justamente o ródio que é o responsável por cobrir a cor levemente amarelada natural do ouro branco e deixar a joia com o famoso aspecto prateado que é possível encontrar nas joalherias.

Como saber se uma joia é de ouro branco?

Para saber se uma joia é, de fato, de ouro branco, é preciso avaliar alguns itens. O primeiro fator a ser avaliado tem relação com a oxidação, uma vez que o ouro não oxida, seja amarelo, branco ou em outras tonalidades. Ele não consegue reagir com o oxigênio presente no ar e, por essa razão, a sua cor não é alterada com o passar do tempo.

Outro fator relevante é observar se a joia conta com marcações, pois, em geral, uma peça legítima costuma ter gravado em sua superfície um “carimbo” que indica o grau de pureza (teor) do ouro branco.

Por fim, o ideal para saber se uma joia é ou não de ouro branco, é verificando a reputação do fornecedor e, ainda, procurando por um especialista, pois um joalheiro de confiança é capaz de identificar a qualidade de uma peça.

É válido ressaltar ainda, que algumas marcas famosas têm apostado no ouro branco natural, como o Ouro Nobre, fabricado pela HStern, que conta com liga com tom entre o ouro amarelo e o branco conquistada depois de 180 combinações diferentes.

Agora que você já sabe os detalhes sobre o preço do ouro branco, conhece informações sobre a sua composição e, ainda, sabe como identificar se uma peça é verdadeira, não perca tempo para adquirir ou vender a sua joia!

Se você gostou do post, siga nossas redes sociais para receber a atualização dos nossos novos artigos! Estamos no Facebook, Twitter e Google+!


Por Compro Ouro BH Publicado em: 20/nov/2019

Receba nossas dicas