Principais tipos de anéis: saiba como diferenciá-los

Entre tantos tipos de anéis e diferentes possibilidades, o ideal é explorar combinações e variar o estilo de acordo com cada ocasião, afinal, o anel é um dos acessórios mais apreciados do mundo, tanto por mulheres quanto por homens.

TIPOS DE ANEIS

Além disso, o anel não é apenas um artigo para complementar o visual, a peça também conta com significados que carregam histórias de séculos passados.

Por essa razão, a fim de ajudar, vou falar sobre os principais tipos de anéis e demais detalhes sobre o tema. Acompanhe o post e confira!

Quais são os principais tipos de anéis?

Existem diferentes tipos de anéis, com características e significados distintos. Veja, a seguir, mais detalhes!

Aliança de Casamento

A aliança de casamento, simboliza o compromisso e o amor entre duas pessoas, é usada desde a antiguidade pelos povos egípcios e hindus. A tradição determinada que a peça deve ser usada no dedo anelar da mão esquerda, porque se acreditava que existia uma veia que ligava este dedo diretamente ao coração.

Polegar

Usar um anel no dedo polegar significa individualismo e independência, além de sugerir que a pessoa tem estilo próprio e força de vontade.

Anelar

O dedo anelar é o que, comumente, as pessoas mais utilizam a peça e existem diferentes crenças, histórias e significados para esse costume.

De acordo com os chineses, por exemplo, o dedo anelar é o dedo da união, uma vez que se juntados dedo com dedo, são os únicos que não conseguem se separar. No entanto, outras crenças acreditam que o dedo anelar representa a união em razão da veia ligada direta ao coração.

Anel de formatura

O surgimento do anel de formatura data do século XIX e, de acordo com a tradição, a joia tem o objetivo de simbolizar orgulho pela conclusão do curso, pela faculdade e pela profissão escolhida.

Anel de debutante

A palavra “débutant”, em francês, significa “iniciante” e no Brasil um dos ritos tradicionais é a festa de debutante, momento em que se considera que a menina vira mulher e é apresentada para a sociedade. Assim, esse tipo de anel simboliza o marco da passagem da infância para a vida adulta.

Como diferenciar cada tipo de anel?

Cada tipo de anel conta com suas características particulares e, em geral, é possível diferenciá-los em razão do tamanho da joia, tipo de metal utilizado, trabalho realizado no anel, entre outros itens.

O modelo tradicional de um anel de debutante, por exemplo, é o solitário de brilhante — uma peça clássica, elegante e atemporal, que simboliza romantismo e delicadeza. Ao mesmo tempo, a joia apresenta um diamante, a pedra mais resistente e valiosa para que a jovem mulher se sinta mais confiante e preparada para sua trajetória na vida adulta. De acordo com a tradição, o correto é que a joia seja utilizada usada no dedo anelar ou no dedo médio da mão direita.

Já para o anel de formatura, a indicação é usá-lo no dedo anelar da mão esquerda, sendo que, atualmente, a pedra do anel é padronizada de acordo com a área de atuação do profissional. Geralmente a pedra preciosa central é acompanhada na lateral da joia pelo símbolo da profissão.

As alianças de casamento ou de noivado são usualmente confeccionadas em ouro amarelo 18 quilates, sendo comum, ainda, encontrar diamantes nos modelos femininos. Em geral, durante o noivado o casal usa a aliança no dedo anelar da mão direita e, depois do casamento, elas são transferidas para o dedo anelar da mão esquerda.

Agora que você já conhece os principais tipos de anéis, fique atento às características de cada joia e escolha aquela que é ideal para cada momento!

Esse post foi útil? Deixe um comentário e compartilhe o que você achou a respeito das informações apresentadas!