Por Compro Ouro BH Publicado em: 18/jun/2019

As pedras preciosas sempre despertaram o interesse e a cobiça do ser humano, desde os primórdios da humanidade. Não por acaso, uma vez que elas são minerais cristalinos raros que se distinguem pela beleza, transparência, brilho, cor, dureza e índice de refração de luz.

Principais Tipos de Pedras Preciosas

As gemas, como também são conhecidas, são geralmente utilizadas para diversos fins, sendo mais comum na confecção de joias e objetos de arte. Assim sendo, é possível encontrar os mais belos artefatos de luxo feitos com variados tipos de pedras preciosas.

Neste post, vou apresentar quais são os principais tipos de pedras preciosas encontrados na natureza. Confira mais, a seguir, e se encante com o luxuoso mundo das gemas valiosas!

Diamante

O diamante é o material mais duro encontrado na natureza, sendo uma forma de carbono que se cristaliza em sistema cúbico, sob condições de pressões e temperaturas extremamente altas.

As cores podem variar entre o transparente, azul, verde, rosa e o raríssimo diamante vermelho. Além disso, pode-se destacar que a gema forma-se nas camadas mais profundas da terra, chegando a ser encontrado a 200 km de profundidade!

Rubi

Considerada a segunda pedra preciosa mais resistente da natureza, o rubi foi muito utilizado durante os séculos XVII e XVIII em anéis de noivado por estar relacionado ao amor.

Além do mais, a gema foi considerada a mais usada em joias e ornamentos na Antiguidade e na Idade Média. Ainda hoje em dia, o rubi está associado aos temas sagrados e místicos ao redor do mundo.

Esmeralda

A esmeralda também é um dos tipos de pedras preciosas mais famosos, considerada a mais nobre variação do mineral berílio. No entanto, o valor da gema pode ser diminuído de acordo com a quantidade de inclusões de cada unidade.

Os gregos da Antiguidade se referiam à esmeralda como sendo a “deusa verde de todas as pedras”, devido a sua coloração única e intensa. Ademais, ficou conhecida pelos egípcios como símbolo da reencarnação e da fertilidade. Atualmente, é bastante vista nas joias usadas pelas celebridades de Hollywood!

Turmalina

A turmalina é um dos mais complexos minerais de silicato. Por isso, pode ser encontrada em uma vasta gama de tonalidades. Entretanto, a versão brasileira da gema, conhecida como turmalina Paraíba, é considerada uma das mais caras, pois apresenta alto grau de qualidade.

A beleza e brilho da pedra podem ser conferidos nos mais belos artigos da alta joalheria, como brincos, colares, anéis e braceletes. Descoberta no estado de mesmo nome, a turmalina Paraíba está presente em apenas cinco minas, fato que eleva o seu valor atual ao patamar de US$ 30 mil por quilate!

Ametista

A ametista é uma variação da família do quartzo, sendo normalmente encontrada na cor violeta ou púrpura. Isso se deve à presença do ferro, magnésio e titânio em sua composição.

É válido acrescentar também que os povos da Antiguidade acreditavam que a pedra trazia prosperidade, sorte e proteção a quem a ostentasse. A ametista pode ser encontrada em joias feitas com ouro ou prata, nos mais variados formatos!

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de pedras preciosas encontrados na natureza, aproveite para apreciar as mais belas joias confeccionadas com as gemas, seja em vitrines de renomadas joalherias ou nas interessantes imagens postadas na internet!

Gostou de conhecer mais sobre os principais tipos de pedras preciosas? Então leia também sobre como é feito o processo de lapidação dessas gemas, a fim de agregar mais valor a elas!


Por Compro Ouro BH Publicado em: 18/jun/2019

Receba nossas dicas