É comum sentir ares de renovação no 1º de janeiro, mas e quando o dinheiro fica apertado no meio do ano? Pode ficar calma: ainda dá tempo de dar a volta por cima e sair das dívidas antes de 2023. Para isso, basta seguir algumas dicas e ver o que melhor se enquadra na sua realidade.

Neste post, te damos 6 conselhos para melhorar sua situação financeira e, ainda, lucrar! Achou impossível? Então, vem com a gente.

1) Organize sua vida financeira

O primeiro passo para se livrar das dívidas é conhecê-las. Dessa forma, providencie uma agenda ou qualquer outro espaço para anotar quanto você ganha e gasta. Partindo daí, será mais fácil saber o quanto você investe em itens essenciais, como comida e contas da casa. Assim, é possível gastar o que sobrar com o seu lazer e coisas mais superficiais, garantindo que você não vai se atolar em empréstimos.

2) Conheça a sua realidade

Além de anotar, é necessário colocar em prática todos os ensinamentos. Crie hábitos saudáveis, como evitar gastar com itens desnecessários. Sabe aquela bolsa chiquérrima que você sempre quis comprar? Bem, pense se a aquisição conversa com o seu estilo de vida ou se seria um passo além da perna. Caso seja a última opção, reconsidere e compre outra parecida, mais adequada à sua realidade.

3) Evite usar o cartão de crédito

Dentro do item anterior, podemos citar também o cartão de crédito, que é um vilão para muita gente. Embora não pareça, esse tipo de instrumento pode ser maléfico se você não tiver controle sobre o dinheiro.

É muito tentador pagar pelas suas compras somente quando “vira o mês”, não é mesmo? Considere, por outro lado, que você terá que arcar com as aquisições uma hora ou outra. Escolha o cartão de crédito para compras maiores, ou até mesmo as parceladas. Já no dia a dia, prefira o dinheiro à vista ou cartões de débito.

4) Quite as dívidas mais urgentes

Para sair das dívidas, é importante quitar os débitos já existentes. Com essa finalidade, você deve acionar as anotações e ver o que já pode ser pago. Se você recebeu o salário do mês e está devendo R$ 200 a um amigo, por exemplo, priorize esse pagamento. Você agradecerá esse cuidado no futuro, já que ficará em dia com as pessoas. Além disso, terá uma ideia melhor sobre quando rende seu próprio dinheiro.

5) Desapegar de bens materiais

Já pensou em desapegar de itens pessoais, como roupas e móveis, e ainda ganhar dinheiro com isso? Pois bem. Caso tenha peças sobrando e precise levantar uma grana extra, essa é sua chance de explorar novos ares. Por meio do desapego, você deixa para trás o que não faz mais sentido. Além disso, consegue sair das dívidas sem maiores esforços. Que tal anunciar alguns objetos na OLX, por exemplo?

6) Vender joias usadas

Enfim, chegamos a uma das dicas mais úteis. Vender metais preciosos, principalmente de ouro, pode ser o alívio para o bolso que você tanto procura. Isso porque a venda de joias está sempre em alta e segue as cotações do mercado.

Sabe aquele par de brincos que você ganhou há algum tempo mas nem usa direito? Ou, então, a aliança do casamento passado que você ainda não jogou fora? Pois então. Que tal ganhar dinheiro e desafogar as suas dívidas? Não há nada a perder!

Vender ouro é uma prática consolidada no mercado e pode te salvar quando você menos espera. Desse modo, basta separar as suas joias e agendar uma avaliação com técnicos especializados. Lembre-se de garantir que a empresa seja líder de mercado e funcione em um ambiente seguro, combinado?

Ficou interessado nos benefícios dessa parceria? Então, confira mais detalhes no site da Compro Ouro BH e entenda mais sobre como funciona a compra e venda de ouro usado em BH.

Agora que você já sabe como sair das dívidas até o final do ano, coloque algumas dessas dicas em prática. Garantimos que será bem mais fácil atingir as suas metas financeiras e estar preparada para o que der e vier!

Continue acompanhando nossas dicas, por meio do blog da Compro Ouro BH, e boa leitura! Nos vemos em breve.