6 passos para começar a economizar dinheiro

Economizar dinheiro para não se afundar nas dívidas ou fazer a tão esperada viagem é o sonho de muitas pessoas. Porém, podem existir alguns entraves que estão bloqueando o seu sucesso nessa empreitada. Há alguns pontos chave que precisam ser considerados na hora de começar a economizar dinheiro.

Por esse motivo, hoje vamos te dar algumas dicas sobre as melhores maneiras de guardar dinheiro. E, assim, conseguir alcançar os seus planejamentos futuros de forma mais tranquila. Vamos lá?

Por que começar a economizar dinheiro?

Antes de dar nossas dicas, vamos refletir um pouquinho sobre a necessidade de economizar dinheiro. Afinal, por que devemos ser cuidadosos com nossas finanças diariamente?

A resposta para isso não é apenas uma. Mas, podemos falar com certeza que economizar é uma maneira de guardar dinheiro para futuras emergências, além de ajudar a diminuir o consumismo no seu cotidiano. Imagine que tudo o que você ganha mensalmente é gasto, sem exceção. Péssimo, não é mesmo?

Além de passar por apertos em situações de sobrevivência, essas atitudes podem comprometer a sua própria saúde. Sendo assim, é hora de aprender a guardar dinheiro para quando você realmente precisar.

1- Corte supérfluos em excesso

Os supérfluos fazem parte do nosso dia a dia. Mas uma coisa é adquiri-los com moderação, e outra é comprar tudo o que você vê pela frente. É preciso ter um controle mental muito grande para saber diferenciar essas situações.

Existem pessoas que não conseguem voltar de uma saída sem uma sacola nas mãos, e isso se torna inconcebível a longo prazo. Por isso, aprender a se controlar é necessário. Além de gastar o seu dinheiro à toa e sem necessidade, esse tipo de vício pode se tornar algo sério para a sua saúde. Assim, procure cortar supérfluos em excesso!

2- Pague primeiro as suas contas essenciais

Outro bom hábito para começar a economizar dinheiro é destinar primeiro as suas finanças ao que for essencial. Assim que receber o seu salário, por exemplo, anote tudo o que precisa ser pago primeiro. Contas de luz, água, escola dos filhos ou afins são a prioridade, não é mesmo? Então, preocupe-se primeiro com esse tipo de responsabilidade antes de pensar em outras pendências financeiras.

3- Use mais dinheiro vivo e evite cartões

O segredo para não gastar com compras físicas desnecessárias é evitar usar cartões de crédito. Isso porque, quando não temos de lidar com a perda do dinheiro na hora da compra, estamos mais propensos a gastar. Usando dinheiro vivo (ou débito), conseguimos ter mais autocontrole e pensar nos prejuízos de nossas ações. Então, guarde os seus cartões para compras maiores que não podem ser pagas à vista. Boa tática, não é mesmo?

4- Adie compras muito grandes

Se você está precisando guardar dinheiro por uma razão específica e pontual, que tal adiar as compras grandes? Aqui, nos referimos àquelas aquisições que precisam ser parceladas em diversas vezes, ou que podem comprometer bastante as suas finanças. Deixar aquela viagem sonhada para um futuro próximo ou esperar para comprar a sua televisão não vai prejudicar tanto o seu cotidiano.

É importante sempre ponderar se você realmente precisa do que está comprando ou se é apenas um luxo momentâneo; com essa percepção, você vai conseguir se organizar melhor e priorizar o que for essencial.

5- Criar metas mensais é importante

Assim que você começar a perceber o seu fluxo de dinheiro, é interessante começar a criar metas mensais para controlá-lo. A partir das metas, você pode estipular que valores serão destinados a cada finalidade, tornando a separação do dinheiro muito mais simples. Além disso, você se sente estimulado a continuar economizando!

6- Aprenda a dizer não

Saber dizer não a propostas tentadoras também faz parte do processo de começar a economizar dinheiro. Afinal, não adianta nada ter autocontrole apenas com as ideias que surgem na sua cabeça.

Se uma amiga estiver com muita vontade de ir a um show internacional, por exemplo, você não precisa se sentir na necessidade de acompanhá-la. Isso vale ainda mais quando você já sabe que está sem condições financeiras de bancar certos supérfluos. Deixe tudo bem claro e internalize que não é o momento de gastar sem necessidade.

Agora que você já conhece essas dicas, é hora de colocá-las em prática. Que tal começar a economizar dinheiro agora mesmo? Você só tem a ganhar com essa decisão, pois todos os aspectos de sua vida sofrerão consequências positivas.

Para mais conteúdos sobre saúde financeira, continue nos acompanhando no blog da Compro Ouro BH! Boa leitura e até as próximas dicas.