9 ações para evitar a falta de dinheiro durante a pandemia

Com a crise instaurada pelo novo Coronavírus, a renda da população brasileira sofreu alguns declives consideráveis. Assim, torna-se cada vez mais importante encontrar maneiras para evitar a falta de dinheiro durante a pandemia.

Por isso, hoje vamos te indicar algumas ações bem simples que vão te ajudar a contornar as dificuldades financeiras. Continue acompanhando este conteúdo para conferir o que você pode fazer para economizar dinheiro e evitar gastos desnecessários.

Vamos lá?

1) Crie o hábito de anotar gastos

Se você deseja planejar melhor as suas finanças e evitar a falta de dinheiro durante a pandemia, o primeiro a se fazer é anotar suas despesas. Isso inclui planos de internet e televisão, possíveis dívidas e gastos recorrentes, como a escola dos filhos e até mesmo despesas eventuais. Destine um lugarzinho só seu, seja ele físico ou virtual, e comece a se preocupar com a organização do seu dinheiro. Assim, você irá conhecer melhor os seus gastos e o valor que você pode gastar. Com isso, os riscos de ficar sem dinheiro são menores.

2) Repense gastos recorrentes

Já que citamos os gastos recorrentes, que tal repensá-los. São aqueles gastos mensais que já estão previstos, como assinaturas de tv a cabo e outros serviços contratados. É preciso prestar muita atenção porque, afinal, o valor é descontado sem que você perceba. Podendo então prejudicar as suas economias de modo desnecessário. Às vezes, você nem utiliza mais um serviço e ele ainda é cobrado no seu cartão, o que é um grande desperdício de dinheiro.

3) Evite cartões de crédito

Pagar à vista é o melhor remédio para evitar a falta de dinheiro. Como você pode estar praticando o isolamento social, tirar o cartão de débito do fundo da gaveta pode ser uma alternativa mais plausível às notas em papel. Sobretudo em compras virtuais! Dessa forma, você vai começar a criar o hábito de arcar com seus gastos na hora da compra, sem postergar as consequências dos seus atos. A longo prazo, essa consciência vai te ajudar a economizar dinheiro e parar de gastar com coisas desnecessárias.

4) Prefira cozinhar ao delivery

Com a tendência de ficar em casa durante a pandemia, tendemos a gastar mais dinheiro com delivery de comida pela comodidade que essa escolha traz ao cotidiano. Porém, a longo prazo isso pode afetar suas finanças, à medida que gastamos de pouco em pouco sem ao menos perceber. Assim, procure diminuir a frequência com que você aposta no delivery e procure cozinhar com os seus próprios recursos, em casa.

5) Regule suas compras online

Ainda falando sobre serviços de delivery, uma boa medida para evitar a falta de dinheiro durante a pandemia é regular as compras online. Uma vez que saímos menos de casa, estamos mais propensos a investir nos “carrinhos” de compras virtuais, sejam destinados a roupas, eletrônicos, maquiagens ou afins.

Embora pensemos que estamos economizando com compras pontuais, os gastos podem começar a se acumular no seu cartão de crédito, levando a dívidas. Além disso, você pode acabar comprando algo de que nem precisa, apenas pela facilidade de ser online. Assim, aprenda a se policiar contra tais atitudes.

6) Guarde dinheiro que investiria em outros planos

Se você estava economizando para uma viagem que não conseguiu realizar, por exemplo, que tal guardar esse dinheiro? Evite gastar com o que você não precisa e aproveite esse período de isolamento para realocar as suas finanças.

Guardando aquele dinheirinho ao final de cada mês, você pode atingir algumas metas de economia e deixar de passar apertos diários. Assim, guarde dinheiro que você investiria em outros planos antes da pandemia e comece a priorizar o que realmente importa, planejando-se para tal.

7) Priorize saúde e alimentação

Como já dissemos em quase todos os itens anteriores, procure economizar dinheiro com o que for considerado supérfluo. Priorize saúde e alimentação, pois lidar com essas necessidades é essencial no momento em que estamos vivendo, em que tudo é tão incerto. Dessa forma, você pode evitar a falta de dinheiro durante a pandemia e investir em comidas mais saudáveis, deixar os exames em dia e viver com menos preocupações.

8) Crie uma reserva financeira

Aproveitando o momento, uma boa ideia é tirar um tempinho para criar uma reserva financeira. Isto é, um fundo em que você pode guardar o seu dinheiro mensalmente, como uma espécie de poupança. Além de garantir maior segurança e previsibilidade para o futuro, essa ação te impede de gastar com negligência, protegendo seu dinheiro da sua vontade de usá-lo com supérfluos. Que tal considerar a reserva financeira agora mesmo?

9) Desapegue de bens materiais

Essa dica é essencial, não apenas agora com a pandemia, mas em todos os momentos. O apego é algo que pode fazer muito mal e, mesmo assim, é intrínseco à natureza do ser humano. Que, muitas vezes, não sabe quando dizer adeus a sentimentos, pessoas ou bens materiais propriamente ditos.

Porém, nunca é tarde para começar a praticar o desapego. E um jeito muito simples para começar a fazer isso é desapegar de itens antigos que não têm mais valor sentimental à sua vida.

Um exemplo disso são joias que foram herança de uma tia distante ou aquele anel de um casamento que já acabou e apenas enfeita a sua cômoda. No dia a dia, eles não fazem diferença alguma para você.  Então, que tal ganhar um dinheiro extra desapegando dessas joias?

A venda de ouro e onde negociar ouro durante a pandemia

Você já ouviu falar sobre a compra e venda de ouro? É uma excelente opção para quem quer desapegar e ainda receber um bom dinheiro. Assim, existem boas opções que oferecem a maior segurança ao seu bem precioso.

Aqui na Compro Ouro BH, trabalhamos com uma equipe altamente capacitada e treinada. Somos especializados na venda de ouro e estamos há quase duas décadas no mercado, trazendo conforto e confiança aos nossos clientes durante a negociação. Que, aliás, ocorre de maneira sigilosa e profissional.

Inclusive, durante a pandemia, estamos operando normalmente, atendendo você de forma segura e cumprindo com todas as medidas de proteção necessárias. Então, se você quer evitar a falta de dinheiro durante a pandemia e economizar dinheiro, nós podemos te ajudar com as melhores soluções – e preço justo, cobrindo a concorrência!

Em outro artigo, falamos melhor sobre a venda do ouro e como ela pode ser benéfica ao seu bolso. Então, para marcar uma avaliação gratuita ou tirar dúvidas conosco, nos chame no WhatsApp ou acesse nosso site para mais informações. Até a próxima!