Como fazer um planejamento financeiro de sucesso

Muitas pessoas querem aprender a economizar para eventos importantes, ou até mesmo para guardar um pouco de dinheiro. Mas, para isso, é preciso contar com um planejamento financeiro bem-feito.

Não adianta ter na mente todos os seus gastos, pois essa estratégia de controle financeiro não tem precisão alguma. É preciso reunir todas as informações em uma planilha, ou até mesmo aplicativo mobile, para conseguir uma organização mais eficaz.

Mas então, vamos aprender como fazer isso em apenas alguns passos? Vamos também indicar algumas ferramentas para te ajudar nessa jornada. Confira abaixo.

Passo 1: Registre suas despesas e ganhos

O primeiro passo para um planejamento financeiro de sucesso é registrar todas as suas despesas. É essencial também anotar o que entra na sua conta todos os meses, e de onde provém cada parte do seu dinheiro. Com isso, você consegue ter uma melhor visualização de quanto está devendo, quando deve quitar eventuais dívidas e quanto pode gastar com coisas menos necessárias à sobrevivência.

Há várias opções: caderninhos, agendas, aplicativos de finanças ou até mesmo documentos criados no seu computador. Escolha o que melhor se adequa ao seu cotidiano e comece as anotações; não deixe nada de fora!

Passo 2: Defina seu objetivo

Qual é o seu objetivo principal, e por que você decidiu começar um planejamento financeiro? Essa pode ser uma resposta geral na sua mente, mas procure uma origem mais específica; com certeza, você tem um motivo maior.

Assim que descobrir qual é ele, seja apenas economizar ou juntar dinheiro para quitar suas dívidas, é hora de focar na resolução do problema. Crie metas mensais ou semanais de economia para, então, dar um passo de cada vez. Também é possível anotar essas metas junto às suas despesas e ganhos, para acompanhar gradualmente o seu progresso.

Passo 3: Conte com o auxílio da tecnologia

Como já te dissemos, o uso de aplicativos é cada vez mais comum para controlar a vida pessoal. Porém, muitas pessoas atualmente já recorrem aos apps de smartphone para administrar também a vida financeira.

O Mobills e o GuiaBolso são apenas dois dos aplicativos disponíveis no mercado, e seu uso pode ser um grande avanço para você, no que concerne ao seu planejamento financeiro. Além de serem mais dinâmicos e adaptados ao dia a dia agitado, os apps contam com diversas funções que não existem em soluções manuais. Por isso, que tal dar um chance?

Passo 4: Gaste menos com supérfluos

Economizar dinheiro também faz parte do seu planejamento financeiro, ok? Não adianta nada anotar os seus gastos e ganhos se você não se esforçar um pouquinho para atingir as metas estipuladas. Por isso, a partir de agora busque gastar apenas com o que for necessário, ou o que for te agregar valor emocional.

Deixe aquelas comprinhas para o próximo mês, evite gastar com comida fora de casa e perceba que as coisas valiosas estão nos pequenos detalhes. Dessa forma, com certeza será mais simples manter o seu planejamento por mais tempo, e sem falhas!

Passo 5: Registre quando bater suas metas

Isso é muito importante! Registrar suas metas é tão importante quanto atingi-las, à medida que é preciso deixar tudo registrado para consultas futuras. Então, não se esqueça de anotar e também de comemorar a cada vitória! A cada meta batida, você está mais perto de chegar ao objetivo estipulado.

Não perca o foco e procure sempre se lembrar do porquê você começou a se planejar financeiramente. Assim, será mais fácil continuar com seus planos.

E então, gostou dessas dicas? Esperamos que, seguindo estes passos, você obtenha sucesso no seu planejamento financeiro. Se tiver mais alguma sugestão, deixe aqui nos comentários e compartilhe este conteúdo!

Já que estamos falando sobre o planejamento financeiro, que tal descobrir como funciona a venda de ouro? Ela também pode te ajudar a guardar aquele dinheirinho extra. Se ficou interessado, aproveite a leitura e até as próximas dicas.