Como saber se o ouro é verdadeiro? Confira dicas.

Talvez você já tenha passado por essa situação: ao ganhar uma joia de ouro, ou até mesmo ao comprá-la por conta própria, ficar em dúvida e não conseguir identificar se o ouro é verdadeiro. Nesses casos, é importante conhecer alguns truques de como saber se o ouro é verdadeiro, para saber exatamente se o que compõe a sua peça é este metal nobre. 

Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas para você saber se o ouro é verdadeiro, na sua própria casa. Enfatizamos que o ideal é sempre levar sua joia a um profissional de confiança, para a análise minuciosa da peça. 

Mas, mesmo assim, disponibilizamos algumas das coisas simples que você pode fazer no dia a dia para tal. Vamos lá?

1) Procure pelo certificado de ouro

Para saber se o ouro é verdadeiro, um dos primeiros passos é observar o certificado de ouro que acompanha a joia. Imagine que você ganhou um presente e deseja saber se a peça é realmente de ouro. A primeira coisa a se fazer é observar se ela veio na caixa, se há carimbos indicando uma joalheria conhecida, etc. 

Certamente, na embalagem do presente, haverá um certificado indicando a veracidade do ouro, quantos quilates ele apresenta e até mesmo os tipos de pedras, se existentes. Assim, você terá uma fonte confiável sobre a composição da joia.

2) Verificar o peso da peça

Outra dica para saber se o ouro é verdadeiro é verificar o peso da peça. Principalmente se a joia não foi um presente ou você não tem mais acesso a um método de comprovação, como o certificado. 

Se você pegar duas joias e comparar o peso entre elas, tal comparação pode te ajudar a desvendar o mistério. Isso porque bijuterias e outros materiais que não são ouro tendem a ser muito mais leves. Então, se você comparar o peso dessa joia com outra, que você já tem certeza ser ouro, é possível ter uma ideia maior sobre a composição do metal. 

Porém, muitas vezes esse teste pode apresentar alguma falha, por ser muito subjetivo. Então, priorize sempre a ajuda profissional.

3) Se possível, conheça a joalheria que vendeu

Conhecer a joalheria responsável pela venda é talvez um dos caminhos mais simples para saber se o ouro é verdadeiro. Isso porque, conhecendo a reputação e o trabalho do local, é mais fácil deduzir a veracidade da joia. 

Além disso, é possível saber se tal joalheria também vende peças apenas folheadas ou banhadas a ouro. Se sim, também é uma opção que a sua joia não seja integralmente composta por ouro. Porém, isso é algo que apenas pode ser confirmado com o certificado em mãos, ou com a análise de um profissional.

4) Procure por sinais na aparência da joia

O ouro é um metal resistente e que não costuma oxidar com muita facilidade, quando cuidado de forma correta. Assim, outro passo para saber se o ouro é verdadeiro é procurar por sinais que provem o contrário. 

Por exemplo, se o seu anel ou pulseira amassam com facilidade ou apresentam sinais de envelhecimento precoce da peça, é possível que ela não seja composta por ouro. 

Porém, esse é apenas um teste visual subjetivo, que pode não condizer com a realidade da sua joia, ok? Afinal, se os cuidados com a sua joia de ouro não foram adequados, ela pode sofrer consequências negativas ao longo do tempo. Sendo, então, mais recomendado levá-la à avaliação de um profissional.

Conclusão

Esperamos que você tenha compreendido todas as nossas dicas sobre como saber se o ouro é verdadeiro. Queremos sempre enfatizar que essas avaliações são superficiais. Então, contar com ajuda profissional é o ideal quando você não conseguir descobrir por conta própria. 

Aqui na Compro Ouro BH, nós fazemos isso para você de forma segura. Somos especializados na compra e venda de ouro e podemos dizer se a sua joia é ouro verdadeiro. Basta entrar em contato e marcar uma avaliação sem compromisso!

E para saber mais sobre como funciona a venda de ouro, clique aqui e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos interessantes. Até mais!