Joias são bens duráveis que, com algum tempo de uso, podem apresentar alterações na aparência. Por isso, tomar certos cuidados para valorizar as peças é super importante. Criando uma rotina, você pode aprender como limpar joias e aumentar a vida útil das suas preciosidades.

Não é difícil limpar joias de ouro ou prata, mas já adiantamos que nem tudo pode ser usado para conservar as peças. Neste post, separamos 3 dicas confiáveis para te ajudar nessa tarefa. Vem com a gente!

Como limpar minhas joias de ouro?

O ouro é um dos metais mais valiosos (e caros) do mercado. Assim, cada peça deve ser tratada com atenção e muito carinho na hora da limpeza. Usar produtos abrasivos é uma péssima ideia se você não quer arriscar a integridade do material.

Por isso, prefira receitas caseiras com água, além de apostar nos produtos chamados “limpa joias”, feitos especialmente para isso. Tome cuidado com as peças que têm pedras preciosas incrustadas, pois elas exigem atenção especial.

Depois de limpas, as peças devem ser enxugadas com uma flanela bem sequinha ou até mesmo um secador de cabelos. A finalização permite devolver o brilho original às joias.

1) Lave com água e sabão neutro

Como já mencionamos, uma das dicas mais simples para limpar joias é usar sabão neutro com água. Escolha o lado macio da esponja e despeje um pouco do produto. Na sequência, basta passar delicadamente sobre a peça, sem esfregar.

O próximo passo é enxaguar com água fria ou morna, pois a água quente pode danificar a joia. Também é possível colocar as peças em um recipiente com água morna e sabão de coco. Após alguns minutos, basta tirá-las da mistura.

2) Detergente e escova de dentes

Além do sabão e da esponja, você pode optar pelo detergente líquido. Daqueles que a gente tem na pia da cozinha mesmo! O primeiro passo é preparar um pouco de água morna e adicionar algumas gotas do produto, misturando suavemente.

Em um recipiente, mergulhe a joia de ouro e aguarde por 15 minutos. Logo depois, use uma escova de cerdas macias para esfregar cada pedaço da joia. Não use cerdas duras, pois elas podem arranhar a superfície do ouro.

O último passo é passar a joia em água corrente morna e usar um pano macio para secar.

3) E as joias de prata?

Com a prata, o procedimento é parecido. Uma dica curiosa é usar uma borracha branca, finalizando a limpeza com uma flanela especializada. Legal, né? Outra opção é usar um “limpa pratas”, normalmente vendido na cor azul. Deixe dentro de um recipiente por alguns minutos, tire de lá e passe por água corrente. Em seguida, seque bem.

Os dois materiais – tanto a prata quanto o ouro – merecem atenção especial devido a sua delicadeza. Assim, é importante ter em mente os perigos de criar substâncias caseiras “milagrosas” que muito prometem, mas nada cumprem.

Conserve suas joias

Para conservar as peças, busque guardá-las separadamente. Não use em situações inadequadas, como na hora de lavar a louça, praticar atividades físicas, entrar na piscina ou ir à praia. Mais que isso, capriche na limpeza e seque com delicadeza, para que nenhuma peça se solte ou pedra caia. Esses cuidados vão aumentar a vida útil dos seus bens, deixando-os brilhantes por muito mais tempo.

Vale dizer que a melhor forma de limpar as joias é pedir instrução de um profissional especializado. Afinal, muitos produtos químicos prejudicam o ouro e a prata, que são materiais extremamente delicados. Opte por ajuda qualificada e evite reproduzir dicas de sites não confiáveis.

Vender ouro em BH

Caso sua joia já tenha muitos anos de uso e a limpeza não for o suficiente, existe a opção de vendê-la. A compra e venda de ouro feita por empresas confiáveis te oferece um negócio rentável e vantajoso. Isso porque o ouro é um metal muito valorizado no mercado, seja ele branco, amarelo ou rosé. Para entrar em contato e saber mais sobre as condições de parceria, clique aqui.

No blog da Compro Ouro BH, te contamos tudo sobre o universo do ouro e como cuidar de suas joias. Caso siga nossas dicas, garantimos que as suas peças ficarão em perfeito estado por muito mais tempo. Até mais e boa leitura!