Como Limpar Joias de Ouro

Você pega aquele seu anel maravilhoso em ouro e pedras preciosas ou então a aliança do seu casamento, vê que com o tempo o ouro vai ficando sujo.

Embora o ouro não manche é de extrema importância o cuidado e a conservação. Veja como conservar seu ouro e joias aqui.

Pensando nisso a Compro Ouro BH traz até você 5 formas de como limpar joias de ouro

Limpando com detergente

1. O Primeiro passo é preparar um pouco de água morna e misturar algumas gotas de detergente e misture suavemente. Dica: Você pode usar água com gás sem sódio ou club soda. A carbonatação ajuda a soltar a sujeira e a remover os detritos.

limpar ouro com detergente

 

2. Mergulhe a joia de ouro na solução feita no passo anterior e aguarde por cerca de 15 minutos.

limpando joias com detergente

 

3. Utilize uma escova de cerdas macias para esfregar cada pedaço da joia. Não se esqueça de fazer isso bem sutilmente. Além disso, não utilize cerdas duras, pois a superfície da sua joia de ouro pode arranhar.

limpar ouro e joias com detergente

 

4.  Novamente com água morna, lave a joia e utilize uma pano macio para enxugar.

comolimpar joia com detergente

 

Utilizando amônia

1. Este é um método eficaz, mas que não deve ser utilizado com frequência. A Amônia também pode escurecer platina, danificando algumas joias.

Limpar joia de ouro com amonia

2. Faça a seguinte mistura: Uma parte de amônia para cada seis de água. A quantidade você pode controlar, respeitando a medida.

seis partes de água e uma de amônia

3. Mergulhe a joia na mistura e deixe, no máximo, por cerca de um minuto. Utilize um coador para remover a peça rapidamente.

Limpeza de joias com ouro

4.  Lave a joia por completo e enxugue com um pano de polimento macio.

Enxague bem a joia

Limpar joias com pedras

1. Peças de jóias que possuem pedras coladas não podem ser submersas em água. Por isso o primeiro passo é limpá-las com um pano umedecido em detergente, mas com bastante sutileza.

limpando joias com pedras.

 

2. Em seguida, troque o pano por um umedecido com água e “Lave” a joia, removendo o sabão e os resíduos que ainda restaram. Não se esqueça da sutileza, as joias são frágeis e caras!

Limpando joias com agua

 

3. Após a limpar bem a joia, coloque as peças de cabeça para baixo de modo que qualquer umidade remanescente não chegue até as pedras.

Secando a joia

 

Limpar joias com pasta de dentes

1. Uma forma bem comum e muito utilizada pelas pessoas é limpar as joias com pasta de dentes. De fato funciona, mas deve ser aplicada em joias de ouro utilizadas com uma frequência maior.

Material:

  • 1 Escova de dentes velha.
  • 1 Creme dental

 

1. Use uma escova de dentes velha com sardas já gastas e creme dental para esfregar suavemente a joia e remover a sujeira. Você também pode utilizar a pasta de dentes  aplicada em um pano para polir o item. Esse método deixará um acabamento espelhado perfeito, mas também irá gastar a peça.

Limpar joias com pasta de dentes

2. Após esfregar, lave em água limpa.

Lavando joias com pasta de dentes

 

Limpar joias com água quente

Esta é uma forma bem tranquila de limpar suas joias e muito utilizada também!

Se você precisar remover óleo, gordura ou cera de sua peça de ouro, ferva-a em água. Enquanto o item estiver submerso na água, nem ele e nem suas pedras serão prejudicadas. O óleo, a gordura e a cera irão flutuar para a superfície.

Limpar joias com água quente

 

Prontinho! Suas joias agora podem ser limpas da melhor maneira e sempre com muito cuidado!

Leia também nosso post sobre como conservar joias

Dicas e Avisos:

  • Você pode remover a gordura mais resistente de sua jóia de ouro mergulhando-a em álcool (a menos que as pedrarias sejam coladas).
  • Lembre-se de que você sempre poderá levar suas jóias a um profissional.
  • Guarde suas jóias de ouro de um modo que evite arranhões. Cada peça deve ser guardada em sua própria bolsa de pano.
  • Não use alvejantes… Na verdade, não exponha suas jóias a nenhum tipo de cloro, uma vez que elas podem acabar ficando desbotadas.
  • Se você tem um anel de ouro com um diamante ou qualquer outra pedra, certifique-se de que os dentes não estão danificados e que sua pedra não corre o risco de sair.

Gostou? Então compartilha com seus amigos!

Fonte original: WikiHow