O que fazer quando um brinco quebra, ou quando um colar que você ama se parte ao meio sem querer? Na hora em que essas coisas acontecem, isso pode nos abalar! Afinal, a joia em questão pode ter forte vínculo emocional ou ser um presente de alguém querido. Assim, acabamos acreditando que ela não tem conserto, mas o conserto de joias pode ser uma opção muito útil nesse momento.

Se você quer manter as esperanças e achar que algo ainda pode ser feito, contar com um olhar especializado pode ser o caminho. Vem com a gente para descobrir se vale a pena apostar no conserto de joias e recuperar aquela peça tão especial!

Como consertar joias quebradas

Antes de mais nada, consertar joias não é tarefa para qualquer um, e muitos hábitos podem ser prejudiciais à saúde da peça. É preciso contar com um profissional especializado, pois muitas vezes a joia precisa de atenção especial, que apenas uma pessoa com experiência poderá oferecer.

Se o problema for a perda de um brinco, por exemplo, é inviável continuar usando apenas um dos pares. Assim, o conserto torna-se uma alternativa inútil, sendo preciso recorrer à compra de outras peças idênticas. Nesses casos, a venda de joias pode ser uma alternativa ainda melhor, mas falaremos disso adiante!

Resumindo, é preciso contar com alguém que entenda sobre as propriedades da peça em questão. Seja ela ouro, prata ou outro material, é importante que o profissional encarregado tenha a delicadeza necessária para resolver o entrave, sem danificar ainda mais o estado de conservação da sua joia.

Existem técnicas modernas para o conserto de joias

Atualmente, avaliadores e profissionais que fazem o conserto de joias possuem a experiência necessária para tal. O conhecimento, por outro lado, apenas tende a crescer e a impulsionar o surgimento de novas técnicas para o conserto de joias.

Existem diversas delas, incluindo equipamentos que conferem maior precisão ao reparo das peças. Alguns profissionais utilizam até mesmo máquinas de solda à laser e tornos para realizarem seu trabalho minuciosamente.

É preciso se atentar ao fato de que o conserto pode piorar a usabilidade da joia. Isso porque, se feito por um profissional não adequado ou até mesmo por um deslize, o serviço pode piorar a situação atual da sua peça.

Sabendo disso, muitas vezes a opção mais viável acaba sendo vender a joia e comprar outra de sua preferência.

Consertar ou vender a joia? Entenda como decidir

Bom, você provavelmente chegou aqui e ainda está um pouco confuso sobre o que fazer. Será que vale a pena investir no conserto de joias? Ou é melhor vender a peça de uma vez?

É preciso compreender que há riscos em consertar as suas joias. O resultado pode não ser o esperado, trazendo frustrações e prejuízos financeiros. Por outro lado, pequenos reparos são mais simples, e existe maior garantia de sucesso. Analisar a importância que a joia em questão possui em sua vida é essencial, considerando todos os prós e contras antes de tomar uma decisão.

Então, basta considerar o seu interesse e o que faz mais sentido para você no momento. Caso decida pela venda de joias, confira as soluções da Compro Ouro BH em nosso site! Estamos localizados no centro de BH, prontos para te atender com a maior segurança possível. Confira também o nosso blog para mais novidades. Até a próxima!