Cotação do ouro hoje: a influência da pandemia

Com o cenário econômico turbulento que o mundo enfrenta hoje, é interessante saber sobre o preço do ouro, que é valorizado em situações como a atual. Na verdade, quando falamos de qual é o valor do metal hoje, estamos nos referindo à cotação do ouro. Isso porque sua valorização é influenciada por fatores externos, mudando a cada dia.

Por isso, hoje vamos falar sobre como funciona a cotação do ouro e por que este metal é um dos principais alvos de investidores ao redor do mundo.

Como funciona a cotação do ouro?

Para saber como funciona a cotação do ouro, primeiro é preciso considerar que a cotação do dólar em nosso país é um grande influenciador, estando diretamente ligado ao preço do grama do ouro. 

Além disso, a cotação do ouro hoje depende do valor da commodity na Bolsa de Valores de Nova York, que é chamado de onça troy. A onça troy equivale a aproximadamente 31,1 gramas, e para saber o valor da cotação do ouro basta dividir o valor do ouro em NY por uma onça troy. Depois, basta multiplicar o resultado pelo valor do dólar.

Para entender melhor:

valor do ouro na Bolsa de Nova Iorque / 31,1 (onça troy) x valor do dólar no Brasil

Fazendo este cálculo básico, conseguimos dizer quanto vale o “preço” do ouro em determinado momento. Mas, é importante enfatizar que o valor é mutável e depende sobretudo do panorama econômico de cada país. 

Como o dólar influencia na cotação do ouro hoje

Vamos lá. Já sabemos que para descobrir a cotação do ouro, é preciso levar em conta a variável “cotação do dólar”. Se o dólar estiver a R$ 5 aqui no Brasil, por exemplo, basta dividir o valor do ouro na Bolsa de NY por 31,1 e depois multiplicar o resultado por 5. 

Porém, é preciso também ressaltar que sempre que a economia enfrenta momentos de oscilação, o dólar é um dos primeiros a sofrer bruscas mudanças em sua valorização. 

Quando a moeda americana está muito valorizada, sabemos que aqui no Brasil o real sofre efeito reverso. Porém, o ouro é um dos principais beneficiados. Isso porque, com o dólar em alta, aquela continha que te ensinamos lá em cima acaba valorizando o preço do ouro. 

Mesmo que o valor do preço do ouro não se altere na Bolsa de Nova York, a influência e a alta do dólar influenciarão também a cotação do ouro, fazendo-o sofrer uma maior valorização.

Dessa maneira, o metal possui baixo potencial de desvalorização, fator que atrai a maioria dos investidores. Então, é possível dizer que o dólar é um dos protagonistas da cotação do ouro e como ela oscila diariamente.

A cotação do ouro hoje no Brasil

Devido à recente explosão de casos de Covid-19 ao redor do mundo, a economia se encontra em um momento volátil. Dessa forma, você já pode imaginar que a valorização do ouro sofreu uma alta considerável.

Por esse motivo, é uma boa hora para investir no ouro ou realizar quaisquer transações comerciais envolvendo o metal. O ramo das joalherias é um dos mais afetados em momentos como este, por exemplo. Pois, além da alta valorização, o metal também tem grande capacidade de liquidez – é fácil transformar ouro em dinheiro.

Aproveite o momento para apostar na venda de ouro

Nem todo mundo se sente confortável com a ideia de investir no ouro. Porém, há outras medidas que podem trazer aquele dinheiro extra que você tanto procura no momento em que estamos enfrentando. 

Uma dessas medidas é a compra e venda de ouro, que garante preço justo e adequado ao mercado ao seu metal. No ramo, você pode vender alianças antigas, colares, pulseiras de ouro e afins, até mesmo aquela peça resultante de uma herança de família. 

Aqui na Compro Ouro BH, por exemplo, aceitamos a joia em qualquer estado de conservação, esteja ela partida ou até mesmo amassada. Somos especializados na venda de ouro em Belo Horizonte e garantimos extremo sigilo durante todo o processo de negociação.

Que tal praticar o desapego de bens materiais com a venda de ouro e ainda conseguir um bom dinheiro, impulsionado pela valorização do ouro hoje no Brasil? Entre em contato conosco para uma avaliação sem compromisso; estamos cumprindo com todas as medidas de segurança e continuamos dispostos a te atender da melhor forma.

Para mais informações sobre a venda de ouro, clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Além disso, saiba mais sobre como fazer um planejamento financeiro de sucesso!