Hope Diamond – A história do Diamante Esperança

De todos os grandes diamantes já encontrados no mundo, sem dúvida este é o mais famoso e polêmico deles.

Com coloração azulada única, este diamante é considerado hoje como a jóia mas cara do mundo, sendo avaliado U$ 250 milhões de dólares.

Segundo a história, o Diamante Hope foi encontrado na Índia, mais especificamente em uma mina da cidade de Kollur.

O diamante, segundo a lenda, fazia parte de uma estátua da deusa hindu Sita e foi roubado do templo.

Originalmente o diamante pesava 112 quilates e possuía lapidação triangular.

Em 1668 a pedra preciosa foi adquirida pelo Rei Luiz XIV da França. O diamante Hope foi cortado e lapidado pelo joalheiro da Família Real Francesa, passando a ter 67 quilates. Nesta época o diamante ficou conhecido como o Diamante Azul da Coroa. O nome Hope só viria alguns anos depois.

A pedra ficou em posse da Família Real Francesa por mais de um século, sendo utilizadas por vários monarcas. Acontece que em 1792, durante a revolução francesa, todas as jóias da coroa foram roubadas incluído o diamante Hope.

Durante anos a pedra preciosa ficou desaparecida até que em 1812 reapareceu em Londres, nas mãos de um negociador de Jóias.

Sabendo sobre o reaparecimento da pedra, o colecionador Henry Philip Hope adquire a pedra para sua coleção em 1824. Neste momento que a famosa pedra é batizada como Diamante Hope. O diamante ficou em posse da família Hope até 1901, quando foi vendido a um joalheiro Londrino.

Após esse registro o Diamante Hope “rodou” em meio a diversas celebridades até que em 1949 foi adquirido pelo senhor Harry Winston o qual realizava exposições com fins beneficentes. Ele exibia o Diamante juntamente com outras pedras preciosas famosas até que em 1958, Harry Winston doou o diamante ao Museu de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington, DC, Estados Unidos onde se encontra até hoje.

Hope_Diamond

Diamante Diamond em exibição no Instituto Smithsonian.

Durante sua história o Diamante Hope sofreu novas lapidações. Atualmente o diamante Hope tem as seguintes dimensões: 25.6 x 21.78 x 12 mm e pesa 45.52 quilates.