Entenda o que é uma Pedra Preciosa?

Quase todo mundo já escutou o termo “Pedra Preciosa” mas poucos sabem o que faz uma pedra ser considerada preciosa.

Primeiramente temos que entender que uma pedra preciosa é um mineral cristalizados ou também chamados de Minerais Cristalinos.

Este minerais temo como principal característica a sua raridade, ou seja, a dificuldade de se serem encontrados na natureza é que fazem deles uma “pedra preciosa”.

Mas uma pedra preciosa possui outras características que a tornam mais valiosa ou menos valiosa.

Uma pedra preciosa precisa ter beleza, pureza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz específicos, ou seja, não basta ser preciosa para ser valiosa.

Cada pedra preciosa possui uma coloração ideal.

A Turmalina Paraíba por exemplo, terá seu valor aumentando caso tenha a melhor coloração que é azul neon.

Anel pedra preciosa turmalina paraiba

UM EXEMPLO DA COR IDEAL DE UMA PEDRA PRECIOSA, NO CASO UMA TURMALINA PARAÍBA.

A transparência e a pureza também são de suma importância. Uma boa pedra preciosa deve ser o mais transparente possível não tendo internamente nenhuma imperfeição.

Somados tudo isso, teremos por fim um requisito importantíssimo para atribuir o valor de uma pedra preciosa, o seu tamanho.

Quanto maior a pedra mais caro será o seu quilate (ct).

maior esmeralda do mundo

A MAIOR ESMERALDA LAPIDADA DO MUNDO. SEGURAMENTE UMA PEDRA PRECIOSA DE ALTO VALOR.

Isso porque quanto maior a pedra, mais difícil ela é de ser encontrada na natureza. Se somarmos à pedra preciosa beleza, pureza, cor, transparência e brilho impecáveis, teremos uma pedra com altíssimo valor agregado por quilate.

Basta observarmos alguns pedras preciosas que alcançaram valores exorbitantes por quilate como o Diamante Hope, o Diamante Mais Puro já encontrado, as Maiores Esmeraldas do Mundo ou o Diamante Blue Moon, que atingiu todos os recordes já vistos de preço por quilate de uma pedra.

Vale aqui acrescentar que não basta encontrar uma pedra preciosa perfeita e de bom tamanho, se ela não for bem lapidada.

É a Lapidação que garante que uma determinada pedra será realmente considerada a melhor, mais bela e valorizada pedra preciosa do mundo.

A Compro Ouro BH trabalha com a compra e venda de pedras preciosas. Entre em contato conosco que teremos prazer em lhes atender.