ETFs de ouro: qual a diferença entre eles e ouro mercadoria

Não é segredo que o ouro tem um excelente valor de mercado, sofrendo poucos riscos de desvalorização, e, por isso, muitas pessoas investem em sua compra.

etf de ouro como investir

No entanto, se você está pensando em começar a investir, é fundamental conhecer os pormenores desse mercado e compreender quais são as opções. Uma questão que merece sua atenção, por exemplo, é a existência de ETF de ouro, que é o equivalente a ações.

Para entender mais sobre o ETF e ficar por dentro do mercado de ouro, continue lendo este post!

Qual a diferença entre ETF de ouro e ouro mercadoria?

Antes de começar a investir seu dinheiro, é fundamental que você compreenda como funcionam as ETFs e por que elas se diferenciam do ouro mercadoria.

Por extenso, a sigla significa Exchange Traded Fund, que pode ser traduzido para o português como “câmbio de fundo comercial”. É uma sigla muito conhecida por pessoas que estão no mercado de investimentos, já que não diz respeito apenas ao ouro, mas também a ações empresariais.

Quando falamos em ETF de ouro, queremos dizer que você compra ações que dão direito a barras de ouro. No entanto, você não estará com as barras maciças em mãos, mas sim com um documento que comprova que você as tem, pois o metal permanece armazenado em cofres. Cada cota, então, representa uma quantidade X, que pode ser medida em gramas (g) ou onça (oz).

Essa transação é feita geralmente por meio de empresas internacionais, sendo as mais confiáveis da Suíça e de Cingapura. Por causa disso, essa compra é um processo mais complexo, apesar de seguro.

Se você pretende comprar cotas de ETF, é fundamental pesquisar a empresa com a qual você vai fechar negócio para conhecer a sua credibilidade. Para tanto, um bom passo é verificar se elas sofrem auditorias periodicamente, o que garante maior segurança no seu investimento.

Já o ouro mercadoria é o ouro que você tem em mãos em casa e pode ser representado por joias, barras de ouro ou até mesmo moedas e medalhas produzidas em ouro maciço. Esse é o tipo de investimento mais comum, já que você pode fazer a compra em empresas especializadas e guardar as peças em um cofre em casa.

Além disso, caso você queira ou precise se desfazer do ouro mercadoria, a comercialização é muito mais simples. Basta procurar uma empresa especializada na compra de ouro e fazer a negociação, o que é um processo rápido e descomplicado.

Quais as vantagens de comprar ETF?

Este ano, as ETFs de ouro já apresentaram a sua maior porcentagem de valorização desde 2013, o que mostra que é o momento certo de investir na compra desse tipo de fundo de índice, cujo mercado se mostra imune ao surto de coronavírus, ao contrário das bolsas de valores.

Como você acabou de ver, investir na compra de ETFs é uma excelente forma de investir seu dinheiro e garantir um bom retorno, já que o metal tende a se valorizar. Sendo assim, uma ideia é vender suas peças de ouro e reverter o dinheiro na compra desses ETFs.

Agora que você já sabe a diferença entre ETF de ouro e o ouro mercadoria e descobriu a possibilidade de comercializar ouro para empresas, que tal dar início às negociações? Entre em contato com a Compro Ouro agora mesmo!