O Ouro no Brasil

Os portugueses, quando desembarcaram no Brasil tinham um objetivo, extrair riquezas.

Dentre elas seguramente o Ouro era a mais cobiçada. Vários bandeirantes fizeram incursões mata adentro para tentar descobrir metais preciosos.

Estas expedições surtiram efeito no Século XVII quando Antônio Dias Oliveira encontrou Ouro no pé do pico Itacolomi na cidade mineira de Ouro Preto.

Compramos_Ouro_Prata_Melhor__preço

A “LAVAGEM” DO OURO AO PÉ DO ITACOLOMI. (Gravura de Rugendas: Lavagem de ouro de Itacolomi, da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, tirada do livro de Eduardo Bueno, Brasil: Uma História – A Incrível Saga de um País, pág. 107.)

Nascia aqui, nas Minas Gerais, a corrida pelo Ouro brasileiro.

Rapidamente a notícia se espalhou e milhares de pessoas se deslocaram para Minas Gerais.

A grande maioria dos exploradores vieram de São Paulo. Por este motivo os paulistas acreditavam serem os “donos” do Ouro.

Esta postura dos paulistas resultou em um conflito conhecido como guerra dos emboabas.

Os Emboabas, que significa “aquele que ofende” na língua Tupi, eram os opositores aos paulistas.

Os Emboabas saíram vitoriosos, forçando os paulistas a explorarem o metal precioso no estado de Goiás e Mato Grosso.

A exploração do metal nobre continuou a todo vapor em Minas Gerais até que a coroa portuguesa começasse a fiscalizar e tributar a extração.

Com a diminuição das reservas, a coroa portuguesa começou à cobrar impostos cada vez mais caros. As cobranças abusivas desagradaram a elite mineradora que planejou um boicote ao governo português. Este movimento ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

Após algum tempo as reservas de Ouro foram ficando escassas motivando os antigos mineradores à escolherem outra atividade.

A mineração foi dando lugar à produção rural e até hoje temos diversas cidades e fazendas que surgiram nesta época.

Anos depois, o Brasil assiste à mais uma grande corrida ao Ouro. Desta vez o destino era Serra Pelada.

Quer ver como foi esta “moderna corrida ao Ouro no Brasil?”: Acesse o link: https://www.comproourobh.com.br/serra-pelada/