Ouro Branco

Ouro Branco

O Ouro Branco sempre despertou curiosidades e dúvidas por ser confundido, algumas vezes, com metais menos nobres como a prata ou até mesmo o aço inox.

Inicialmente, as grandes joalherias do mundo, como a Tiffany e Cartier, utilizavam para a confecção de jóias prateadas a platina.

Acontece que este metal é mais raro e difícil de trabalhar que o Ouro.

Pulseira_Cartier_Ouro_Branco

Belíssima Pulseira em Ouro branco da Famosa Joalheria Cartier.

(retirado de: http://www.cartier.com.br/colecoes/joalheria/colecoes/love/pulseiras-love/b6035416-pulseira-love)

É justamente aqui que nasce o Ouro Branco. Bastou adicionar ao Ouro 24K metais “brancos” como a Prata, Paládio e Níquel para se obter um material de coloração prateada que possuía a mesma nobreza do Ouro Amarelo ou da Platina.

Daí para frente, várias Joalherias do mundo passaram a utilizar este material na confecção de jóias.

A liga mais comum para confecção do Ouro Branco é composta por: 75% de Ouro 24K + 12,5% de prata + 12,5% de paládio. Desta liga resulta o Ouro Branco 18K.

Solitario_Ouro_Branco

Belo Solitário Em Ouro Branco

A única diferença do Ouro Branco 18K para o Ouro Amarelo 18K é o metal adicionado para a construção da liga, que no caso do Ouro Amarelo é o cobre.

Caso queira entender melhor sobre a relação entre quilates X pureza do Ouro acesse o link: https://www.comproourobh.com.br/saiba-quanto-de-ouro-tem-em-cada-quilate-k/.

O Ouro Branco 18K, por possuir 75% de Ouro Puro 24K, apresenta uma coloração um pouco amarelada. Por este motivo é muito comum, após a confecção da Jóia em Ouro Branco, se aplicar um “banho” de ródio na peça.

A Compro Ouro BH também compra e confecciona Jóias em Ouro Branco.