Afinal, por que a cidade de Ouro Preto tem esse nome?

Patrimônio Cultural da Humanidade, você sabe poque a cidade de Ouro Preto tem esse nome? Um dos destinos mais visitados por turistas em Minas Gerais, além da arquitetura antiga, que gera lindas fotos, e da comida tradicional, o município mineiro oferece ao visitante a possibilidade de conhecer de perto o cenário de momentos históricos importantes para a construção da identidade nacional.

Quer conhecer mais sobre esse importante ponto turístico? Neste post, vamos mostrar a vocês o porquê desse nome e daremos algumas dicas sobre as características e importância histórica de Ouro Preto. Continue com a leitura e confira o material!

Qual é a história de Ouro Preto?

A cidade se originou do aglomerado de vários arraiais e recebeu, em 1711, o nome de Vila Rica. Nove anos mais tarde, tornou-se capital de Minas Gerais, devido à sua importância para a capitania naquela época.

Ouro Preto teve uma participação intensa em acontecimentos importantes para a trajetória nacional, a exemplo de sua atuação como sede da Inconfidência Mineira. O movimento, de natureza separatista, reivindicava o fim da derrama, que era a maneira com a qual o governo cobrava impostos em cima da extração de ouro.

A antiga Vila Rica foi capital do Estado até 1897, quando a sede foi transferida para o Curral Del Rey, que seria conhecido mais tarde como Belo Horizonte.

Por que a cidade de Ouro Preto tem esse nome?

Quando Vila Rica passou à categoria de cidade, o que ocorreu em 1823, ela recebeu o nome de Ouro Preto. A nomenclatura foi escolhida em homenagem ao tipo de ouro encontrado na região, um metal escuro coberto por óxido de ferro.

Vale lembrar que a exploração de ouro movimentou a maior parte da economia no Brasil no século XVII e que a região era um dos centros mais importantes para quem se interessava por esse tipo de negócio.

Nas minas de extração, o trabalho era majoritariamente feito por escravizados trazidos da África. Para entender como o trabalho acontecia, é possível hoje em dia visitar lugares como a Mina Jejê e a Chico Rei.

Depois de anos de intensa produção, o ciclo do ouro entrou em crise no Brasil no fim do século XVIII.

Por que Ouro Preto é Patrimônio Cultural da Humanidade?

Você sabia que o centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro lugar do Brasil a ganhar o status de Patrimônio Cultural da Humanidade? Isso só foi possível porque a UNESCO, organização internacional das Nações Unidas, reconheceu que a região apresenta valor histórico e cultural de expressividade única.

Nesse contexto, merecem destaque as igrejas históricas presentes no centro, algumas delas com contribuição de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, escultor e representante do barroco mineiro.

Como vimos, entender porque a cidade de Ouro Preto tem esse nome é apenas uma das curiosidades que envolvem essa importante região de Minas Gerais. Seja por meio de sua participação em processos marcantes para a vida nacional, como a Inconfidência, seja pela beleza impressa na paisagem por meio da arte barroca, esse é um lugar que vale à pena visitar.

Gostou das informações? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!