Além de base para investimentos, o ouro é um metal valioso que está presente nas mais diversas esferas. Afinal, o material é encontrado em joias, relógios e até em construções luxuosas. Tendo em vista sua forte influência no mercado nacional e internacional, saber o preço do ouro hoje é uma fonte de informação preciosa.

Com o conflito militar que assolou a Ucrânia, o cenário econômico se torna instável e gera incertezas econômicas. Não somente o Brasil, mas a maioria dos países enfrenta as consequências da taxa de câmbio que reflete no poder aquisitivo dos cidadãos.

As nações dependem uma das outras para sobreviver. Assim, com o dólar transitando, o preço do ouro é diretamente influenciado. Entender como essa relação funciona pode te dar vantagens e orientar soluções, como utilizar brechas para ganhar dinheiro fácil com o metal.

Neste post, te damos um panorama geral sobre a cotação do ouro e como seu valor é determinado. E então, vamos entender mais?

Como o preço do ouro é determinado?

Bem, você certamente já sabe que o dólar é uma das moedas mais influentes para a balança comercial internacional. Mais que isso, ele também impacta a cotação do ouro no Brasil, que é vendido em uma unidade de medida chamada onça troy, com massa equivalente a 31,1035 gramas.

A relação é simples: já que o valor do grama do ouro é variável, pode sofrer várias mudanças em um único dia. Tendo isso em vista, uma alteração no câmbio relativo ao dólar interfere diretamente no preço do ouro.

As cotações, por sua vez, são baseadas no valor do metal na Bolsa de Valores de Nova York, que é cotado em onça troy e tem preço em dólar. É importante lembrar que aqui no Brasil usamos como unidade de peso o quilo. Sendo assim, após multiplicar o valor da onça troy pelo valor do real, é necessário dividir o resultado por 31,1 para chegar ao valor do grama.

Dessa maneira, vale lembrar que a moeda está sujeita às dinâmicas do mercado interno e externo, certo? Agora mesmo, o real brasileiro está valorizado pela queda do dólar. Justamente por causa das influências estrangeiras e mudanças na dinâmica de exportações ocasionadas pela guerra.

Veja só como calcular e descobrir o preço do ouro hoje:

  • Descobrir o valor do ouro que consta na Bolsa de Nova York, cotado em dólares. A unidade de medida é a onça-troy;
  • O valor da onça-troy é convertido em gramas, para então ser definido o valor da cotação de ouro em gramas;
  • O resultado é multiplicado pelo valor do grama em dólar pelo preço do real brasileiro.

A venda de ouro

Entender como o preço do metal é determinado ajuda, consequentemente, a valorizar a preciosidade deste bem. Apostamos que você tem uma pulseira, um relógio ou até mesmo um anel de ouro parado no fundo da gaveta, certo? Nesses momentos, a venda de ouro usado é muito benéfica para quem quer lucrar de forma rápida.

Várias empresas consolidadas oferecem o serviço de compra e venda de ouro em BH. Assim, para se certificar de que o negócio será proveitoso, é importante conferir referências e avaliar o profissionalismo da corporação. Mais que isso, uma empresa de confiança deve garantir honestidade e preço justo na hora da negociação. Isso inclui estar por dentro das tendências econômicas internacionais e, é claro, a cotação do ouro.

Uma vez que o preço do ouro influencia fortemente as dinâmicas comerciais, esse tipo de investimento está sempre em alta. Começar a se desprender de bens inutilizados pode ser o caminho para a independência financeira que você procura! Assim, é possível ganhar dinheiro rápido e fácil sem muito esforço.

Vale a pena vender ouro usado?

Digamos que a moeda estadunidense enfrente uma alta repentina, mas o preço do ouro se mantenha estável na Bolsa. Mesmo assim, haverá uma alta no Brasil impulsionada pela desvalorização do dólar em relação ao real em relação ao dólar.

Agora que o dólar caiu por conta dos conflitos exteriores, acontece o caminho inverso. Dessa maneira, é por conta da alta volatilidade das commodities que o valor da cotação está sempre mudando. Incrível, né?

Confie em uma empresa líder de mercado na compra e venda do ouro em BH e avalie os seus bens preciosos! Fale com um de nossos atendentes aqui e entenda melhor sobre a nossa parceria.