Purificação do Ouro
O Ouro é valorizado há bastante tempo. Antes mesmo de Cristo, possuir Ouro, já era sinônimo de riqueza e poder.
O Ouro é extraído da natureza e por incrível que possa parecer, ele não é encontrado puro. É comum ele estar misturado com prata e outras substâncias.
BARRA DE OURO 24K. NOTEM A INSCRIÇÃO 999,9 QUE INDICA O TEOR DE PUREZA.
Por este motivo é que o metal amarelo precisa passar por um processo de purificação para que possa receber o “título” de Ouro 24K que garante 999,9% de pureza.
Qualquer liga pode passar pelo processo de purificação do Ouro chegando assim ao teor 24K.
Uma liga de Ouro 18K, por exemplo, possui 75% de Ouro puro e 25% de ligas que serão retiradas durante o processo de purificação.
Uma informação importante diz respeito à quebra durante esse processo. Por mais bem feito que seja o processo de purificação do Ouro, dificilmente se conseguirá retirar os 75% de Ouro puro, uma vez que durante a purificação existe uma perda.
LIXO PROVENIENTE DE UMA OFICINA DE OURIVESARIA QUE SERÁ ENVIADO PARA QUE SEJA FEITA A PURIFICAÇÃO DO OURO.
Outra aplicação do processo de purificação do Ouro ocorre na recuperação do “lixo” de ourivesarias.
Como já explicamos anteriormente, qualquer Ourives pede ao cliente 10% a mais de Ouro a título de “quebra”.
Esta “quebra” serve para compensar a perda durante o processo de fabricação de uma Joia.
O Ourives precisa serrar, limar, lixar e polir a peça e durante estes processos ocorre uma perda de material.
Ao longo do ano, o Ourives vai acumulado as lixas, escovas, e outros itens que possam conter esta “quebra” e envia tudo para um laboratório especializado na purificação de metais.
O laboratório retirará toda liga de Ouro presente no lixo e fará a sua purificação permitindo ao Ourives, recuperar parte do material perdido.
APÓS A PURIFICAÇÃO DO OURO ELE FICA COM ESTE ASPECTO. BASTA FUNDIR PARA QUE ELE VOLTE A TER A COLORAÇÃO DOURADA CARACTERÍSTICA.
Esse processo também permite a retirada de Ouro e suas ligas de outros objetos como no caso de componentes eletrônicos.
Outro metais utilizados para a confecção de Joias também podem passar pelo processo de purificação como por exemplo a prata, o paládio e a platina.
A PRATA PURA GRANULADA OBTIDA APÓS O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO.
A purificação de qualquer metal sempre deve ser feita em laboratórios devidamente credenciados. Esta recomendação é importante porque no processo, são se empregados ácidos e outros materiais químicos perigosos, que além de serem controlados, demandam conhecimento técnico para sua utilização.
Esperamos que tenham gostado desta dica.
Caso tenha alguma peça em Ouro e tenha interesse em vender, é só nos procurar a Compro Ouro BH que teremos prazer em fazer uma avaliação.