Quais cuidados ter com a sua joia de ouro

Muita gente costuma usar ao menos uma joia de ouro, mas não sabe como conservá-la e quais cuidados tomar. Com isso, as peças acabam ficando escuras e sem brilho, além de ficarem mais expostas ao perigo de quebrar.

Dessa forma, se você quer aprender a guardar a sua joia de ouro corretamente, além de descobrir dicas de limpeza, nós podemos te ajudar. Confira o que você vai aprender neste post:

  • Como conservar a sua joia de ouro;
  • Onde guardar suas joias de ouro;
  • Limpeza de joia de ouro: como proceder.

Acompanhe!

Como conservar a sua joia de ouro

1) Não utilize a joia em serviços domésticos

Essa dica é muito importante! Quando estamos lavando a louça ou manuseando produtos químicos, os riscos de arranhar a joia ou tirar o seu brilho são muito maiores. Assim, quando precisar cuidar da casa, opte por guardar seus anéis ou pulseiras de ouro em um local seguro, longe da exposição.

2) Não entre em contato com cosméticos (perfumes e/ou cremes)

As substâncias presentes em produtos de beleza podem danificar a joia, ofuscando o brilho do ouro ou fazendo-o sofrer oxidação. Assim, espere para colocar o seu anel, pulseira ou colar depois da aplicação dos cosméticos que usamos no cotidiano. Isso pode evitar que a sua peça adquira um aspecto envelhecido.

3) Cuidado com os arranhões

Evite expor suas joias a superfícies que podem arranhá-las. Pesos de academia, areia, mármores ou objetos duros podem riscar suas peças, além de tirar o brilho do ouro. Por isso, opte por não utilizá-las quando for treinar ou manusear objetos cortantes.

Onde guardar suas joias de ouro

Seguir esse passo é um dos cuidados principais para ter com a sua joia de ouro. Além de saber como conservá-las no cotidiano movimentado em que vivemos, é preciso saber onde guardar suas peças quando não estão sendo utilizadas.

Muitas vezes, é comum dormirmos com algumas joias no corpo, como pequenos brincos ou anéis. Mas, antes de mais nada, vamos explicar por que isso não é ideal: você pode amassar ou até mesmo fazer as peças se partirem. Por isso, sempre que for possível, opte por tirá-las antes de dormir.

Destine um local apropriado para as suas joias. Pode ser um baú revestido de veludo ou outra superfície que não arranhe o ouro. O importante é que fique em um local arejado e longe do calor, pois altas temperaturas tendem a superaquecer o material.

Limpeza de joia de ouro: como proceder

Para limpar a sua joia de ouro, há alguns métodos caseiros que vêm sendo testados por quem quer suas peças sempre brilhando. Porém, nós recomendamos o uso de uma flanela. Além de ser mais seguro, por não haver risco de danificar o ouro, é uma das formas mais simples e baratas para realizar o procedimento.

Se não resolver, você pode tentar colocar as joias em um recipiente com detergente e água por alguns minutinhos, e depois entrar com o uso da flanela. Bem prático, né? Lembre-se que, se nada funcionar, o mais correto a se fazer é recorrer a ajuda profissional para a limpeza do seu ouro. Desse jeito, você não arrisca estragá-las por maus cuidados.

Conclusão

E então, gostou dessas dicas? Se você tem alguma outra sugestão de cuidados para ter com a sua joia de ouro, deixe aqui nos comentários e aproveite para compartilhar este conteúdo.

Se quiser saber mais sobre como funciona e as vantagens da venda de ouro, nós temos outro artigo exclusivo para você. Até as próximas dicas!