É comum escutarmos pessoas falando que têm joias feitas em ouro 18 quilates ou ouro puro. Entretanto, muitas vezes essas mesmas pessoas não compreendem muito bem o que essas informações querem dizer.

Barra_Ouro_Puro

Você, por exemplo, entende o que significa a sigla K ou sabe quantos quilates tem o ouro puro? Aprenda, de uma vez por todas, o significado destes termos e veja como ter esse conhecimento pode ajudar você a comprar ou vender joias de maneira mais consciente.

Ficou interessado no tema? Continue a leitura deste post e confira as informações especiais que preparamos para você!

O que são quilates de ouro?

Primeiramente, é preciso compreender que os quilates do ouro são diferentes dos quilates do diamante. No caso de pedras preciosas, o quilate, representado pela sigla “CT”, indica uma medida de peso.

Já no caso do ouro, os quilates, representados pela sigla “k”, dizem respeito à porcentagem do material que existe em uma joia ou peça. Isso é importante porque, como o ouro puro é altamente maleável, é preciso acrescentar a ele metais diferentes para que seja possível confeccionar as joias.

Sem esse acréscimo, uma peça entortaria ou perderia a forma durante a sua utilização. Assim, o termo quilate, neste contexto, indica que porcentagem do material realmente é feita de ouro propriamente dito e não de outros metais.

Além de garantir a funcionalidade da joia, a mistura de elementos também permite a obtenção de tonalidades diferentes para a peça, já que o ouro puro é amarelo. Com o acréscimo de prata, platina, cobre e paládio, por exemplo, é possível produzir materiais de diferentes tonalidades como rosados, esbranquiçados e avermelhados.

Cada metal, ao ser misturado com o Ouro Puro, é responsável por gerar um tipo de tonalidade diferente. Podemos citar como exemplo o ouro branco que advém da soma de prata e paládio ao Ouro. O rosa, por sua vez, vem da mescla de ouro puro com o cobre.

Existem também algumas ligas industriais que são utilizadas para alterar a cor do Ouro Puro. Estas ligas devem ser acrescentadas na mesmo proporção que se acrescentaria outros metais. Assim o Ourives obterá a cor e a quantidade de quilates esperada na joia.

Quantos quilates tem o ouro puro?

O ouro considerado puro é o 24k, chamado popularmente de ouro mil ou Ouro Fino. É ele que dá origem às diversas ligas existentes. O 22k, por sua vez, é muito utilizado em moedas e jóias de origem árabe.

No Brasil, o ouro 18 quilates é o mais utilizado para a confecção de joias, o que também acontece em algumas regiões da Europa. Ele apresenta 18 partes de ouro para cada 6 de outros metais e é conhecido também como ouro 750.

Na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, o ouro de 14 quilates ( 14 partes de ouro para 10 de outros metais) é o mais utilizado. No Reino Unido, a confecção majoritária é com o 9k.

Assim, como o ouro puro (100%) é o de 24 quilates, tem-se que cada quilate corresponde a 4,16% de ouro. O restante é formado por outros metais que comporão a liga segundo as porcentagens expostas acima.

Como é feito o teste para identificar a quilatagem do ouro?

Na hora de vender uma peça, é muito importante saber com precisão qual é a porcentagem de ouro existente na joia ou barra. Por esse motivo, a Compro Ouro BH conta com equipamentos especiais para efetuar essa avaliação.

Quem quer, adicionalmente, investigar uma joia precisa, primeiro, apostar em uma inspeção visual. Marcas oficiais podem indicar a quilatagem a partir de siglas como 10k, 14k ou 18k.

Materiais muito desgastados, por sua vez, podem indicar que a peça não é de ouro, mas folheada. Se a joia também for atraída por um imã, o indício é de falsificação, já que o ouro não é um material magnético.

Para completar, pode-se fazer um teste de densidade, tendo em mente que o ouro é mais puro quanto mais denso for. Primeiro, recomenda-se pesar o ouro. Depois, deve-se encher um copo de água e, ao inserir a joia, calcular a diferença, em milímetros, no nível da água antes e depois da inserção do objeto.

A densidade será igual à divisão do deslocamento entre massa pelo volume. Resultados aproximados de 19 gramas por milímetro atestam ouro real ou, é claro, a confecção com material de densidade semelhante.

O melhor, entretanto, é contar com a ajuda de empresas especializadas, como a Compro Ouro BH, para que a identificação da quilatagem do ouro seja feita de maneira segura e profissional.

Viu só como descobrir quantos quilates tem o ouro puro e o que isso significa pode deixar você mais seguro na hora de comprar ou vender joias? Com essas dicas, fica mais fácil compreender as informações que os especialistas dirão ao avaliar uma peça.

Além do mais, as informações ajudam a compreender outras características das joias feitas a partir desse material, como as diversas tonalidades. Com esses conhecimentos, é possível desapegar de joias antigas e ganhar dinheiro com elas de maneira transparente e confiável.

Gostou das dicas? Aproveite a oportunidade e aprenda curiosidades sobre quanto ouro existe no mundo!

TABELA COM OS PRINCIPAIS TEORES DE OURO.

DENOMINAÇÃOQUILATES (K)PORCENTAGEM DE OURO
99924k100 %
91622k91,6 %
75018K75 %
58514K58,5 %
41610K41,6 %