Santo do Pau Oco nasceu da Compra e Venda de Ouro
Várias pessoas já escutaram a expressão “santo do pau oco”.
Esta expressão é muito usada quando precisamos dizer que alguém, apesar de aparentar ser um “santo” na verdade é uma pessoa mau caráter.
Mas você sabia que esta expressão surgiu por conta da Compra e Venda de Ouro aqui nas Minas Gerais?
Acontece que foi aqui em Minas Gerais que os colonizadores portugueses encontraram Ouro pela primeira vez. (Se quiser saber mais sobre a descoberta do Ouro do Brasil acesse: https://www.comproourobh.com.br/o-ouro-no-brasil/)
A Coroa Portuguesa, sabendo da descoberta “correu” para cá com o objetivo de tributar toda transação de Compra e Venda de Ouro. Estava instituído o “quinto”, como era conhecido o tributo. Assim, 20% de todo de Ouro ou outro metal precioso deveria ser entregue à Coroa.
Indignados, muito mineradores começaram a criar artifícios para driblar os impostos quando realizavam a Compra e Venda de Ouro.
Uma das formas, era esculpir imagens de santos em madeira oca e rechearem com o Ouro.
IMAGEM OCA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DO SÉCULO XVIII. PEÇA DE PARACATU – MG. ESTA PEÇA ESTÁ EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA.
Como a religião era bastante respeitada e as pessoas não ousavam atentar contra imagens santas, o disfarce durou bastante tempo.
Acontece que por descuido, um comerciante de Ouro que tentava driblar a fiscalização, deixou uma das imagens cair ao chão revelando o esconderijo.
Nascia assim, em razão da atividade de Compra e Venda de Ouro, a expressão “santo do pau oco”.