Ouro Reciclado – Uma tendência mundial

O Ouro Reciclado, também chamado de ouro verde, vem sendo usado em todo mundo e com certeza é uma tendência para os próximos anos.

Mas o que será que significa isso? De antemão te garanto que além de interessante o assunto ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

Ficaram interessados? Então borá lá entender o que é esse tal de Ouro Reciclado.

O que é e como é obtido o ouro reciclado

O Ouro, do mesmo modo que outros materiais, pode ser obtido pelo processo de reciclagem.

O processo consiste em retirar e refinar o ouro existente em objetos que contenham o metal na sua fabricação.

A princípio pode parecer um processo difícil, ainda mais com relação à conseguirmos objetos que tenham ouro na sua construção, mas não vá achando que é impossível.

Posso te garantir isso porque praticamente todo aparelho eletrônico possui em sua construção componentes feitos ou banhados à ouro.

É exatamente neste lixo eletrônico que muitas empresas encontram o ouro que será reciclado. Enquanto muita gente joga no lixo aquele computador ou celular que não funciona mais, outras pessoas ajuntam esse tipo de aparelho para retirar ouro.

Outra fonte de ouro, essa bem mais conhecida, são as joias.

Empresas como a COMPRO OURO BH, compram joias usadas nos mais diversos teores de ouro e estados de conservação. Enviamos este material para empresas especializadas as quais realizam a reciclagem destas joias e obtém ouro puro (24K).

As oficinas de Ourivesaria também são uma fonte de ouro reciclável.

Durante a confecção de uma joia, o Ourives precisa furar, lixar, cortar e polir a peça. Por mais cuidadoso que ele seja os resíduos acabam ficando “grudados” nas ferramentas, lixas, brocas, etc.

Normalmente após um período de produção, geralmente anualmente ou a cada semestre, o ourives reúne esse “lixo” e envia para empresas especializadas as quais extraem o ouro.

Ou seja, onde existir ouro é possível extraí-lo e recicla-lo.

Contudo, o processo de retirada e refino deste material sempre deve ser feito por empresas registradas e especializadas neste tipo de operação.

Porque o ouro reciclado também é chamado de ouro verde

A resposta é bem simples, e chega a ser lógica.

Todo processo de reciclagem evita a extração de matéria prima da natureza garantido um processo muito menos impactante para o meio ambiente.

Outra vantagem é que materiais que antes serviriam para poluir a natureza estão sendo reaproveitados de forma sustentável.

A ideia de renovação, reaproveitamento sempre é vista com bons olhos na cadeia de produção.

Por estes motivos é que chamamos o ouro reciclado de ouro verde.

Como ele é obtido através de um processo ecologicamente correto, nada mais justo que chamá-lo de verde, fazendo menção à cor que representa a natureza.

Quais os outros metais que podem ser obtidos por reciclagem

Assim como ouro, diversos outros metais podem ser recuperados pelo processo de reciclagem como por exemplo a prata, o paládio, a platina e até mesmo o ródio.

A prata é comumente encontrada em equipamentos eletro eletrônicos, em alguns utensílios domésticos, e também nas joias.

O paládio pode ser obtido pela reciclagem de joias em ouro branco e principalmente de catalizadores, já que praticamente 80% da produção deste metal é destinada à essa aplicação.

A platina é encontrada em joias, equipamentos industriais como termopares, equipamentos laboratoriais como cadinhos e também em componentes elétricos e catalizadores.

Como deu para perceber, a cada dia que passa, a reciclagem de metais se torna uma realidade, e não é para menos. Com a diminuição de algumas reservas destes metais, nada mais inteligente do que reaproveitar esses materiais e melhorar a nossa relação com o meio ambiente.